GD fake, PPP e meritocracia na base
agosto 13, 2021
Último boletim Nº 766 no ar!
agosto 17, 2021

IX PLENAFUP: Energia para reconstruir o Brasil

Entre os dias 12 e 15 de agosto, cerca de 150 petroleiros e petroleiras dos sindicatos filiados participaram da IX Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros, realizada mais uma vez em formato virtual.
Diante de uma crise econômica e sanitária sem precedentes, que no Brasil é potencializada pelo projeto fascista e ultraliberal do atual governo e de seus aliados, os petroleiros e petroleiras enfrentam o maior desmonte da história do Sistema Petrobrás, cuja privatização avança a passos largos.
O trágico momento que o Brasil atravessa exige da classe trabalhadora ações estratégicas e contínuas por uma democracia com participação efetiva dos trabalhadores. E a Petrobrás é peça fundamental na reconstrução de um projeto econômico soberano, com geração de empregos e inclusão social. Por isso, um dos principais objetivos desta IX Plenafup foi construir ações estratégicas para que a empresa volte a ser indutora do desenvolvimento nacional.

SMS, regimes, jornadas e organização sindical
Nesta IX Plenafup, não houve debate sobre campanha reivindicatória, pois o Acordo Coletivo de Trabalho negociado ano passado com a Petrobrás tem validade até agosto de 2022.
Os grupos de trabalho (GTs), trataram de temas relativos à organização sindical, às condições de saúde e segurança, aos regimes e jornadas de trabalho, entre outras temáticas ligadas ao ambiente de trabalho. Você pode assistir novamente as mesas abertas no canal da FUP no Youtube. Youtube.com/fupbrasil