Justiça determina reintegração de Wagner Fernandes, demitido político da Petrobrás

PPPxPLR: Lutar por uma PLR justa e linear
novembro 25, 2022
Petrobrás recua do processo de venda da Regap
novembro 25, 2022

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7ª) do Ceará determinou, nesta quinta-feira (27), a reintegração do dirigente sindical Wagner Fernandes Jacinto, demitido em maio de 2020, por protestar na rede social Linkedin contra a demissão de mais de mil trabalhadores da BR-Distribuidora, após sua privatização. Esta é uma importante vitória dos petroleiros contra as arbitrariedades da gestão bolsonarista e autoritária da Petrobrás.

Wagner é lutador histórico, militante da Resistência/PSOL e exercia seu mandato de dirigente sindical pelo Sindipetro Ceará/Piauí quando foi demitido por justa causa pela empresa. A demissão ocorreu quatro meses após a publicação de um vídeo e de comentários no Linkedin com críticas ao CEO e à diretoria da antiga BR-Distribuidora, atual Vibra Energia, após demitir os trabalhadores na véspera do Natal.

Na ocasião, o conteúdo viralizou, o que levo a BR a pedir à Petrobrás sua demissão, que só foi concretizada cinco meses depois, quando ele já havia sido eleito diretor do sindicato, o que reforçou o caráter de perseguição política da demissão.