Mais dois acidentes na REDUC: um trabalhador sofreu um corte no dorso da mão em lixadeira e levou pontos. O outro feriu o dedo indicador em esmerilhadeira

7/11: Reunião mensal de aposentados e pensionistas
novembro 6, 2023
Trabalhadores na luta pelo turno na Manutenção e Inspeção na REDUC
novembro 9, 2023

Encanador sofre corte no dorso da mão e leva pontos:
Um trabalhador da Engecampo Engenharia precisou de sutura no corte que sofreu no dorso da mão esquerda após ser atingido por um disco de lixadeira. O acidente aconteceu quando o encanador realizava serviços de caldeiraria. De acordo com a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), durante o uso da lixadeira (7 polegadas), o parafuso da coifa afrouxou e causou a rotação da ferramenta. Com o desequilíbrio da lixadeira, o disco atingiu o dorso da mão esquerda do trabalhador, na tarde no dia 31 de outubro.

Trabalhador fere dedo indicador em esmerilhadeira na REDUC
Um trabalhador da empresa Quality Welding Serviços sofreu um corte no dedo indicador da mão direita durante o escovamento, com uso de esmerilhadeira 4.1/2 (escova rotativa) na superfície interna do costado do reator 5401. Segundo a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o acidente aconteceu quando ao posicionar o cabo da luminária ocorreu um descolamento da esmerilhadeira, causando um toque no dedo indicador direito do trabalhador, na manhã do dia 22 de outubro.

As ocorrências de diversos acidentes de trabalho na REDUC não param. Salientamos ainda que nenhum dos dois companheiros foi afastado de suas funções para cicatrização dos ferimentos, mesmo aquele que precisou de sutura devido ao acidente. Isso expõe a necessidade da melhoria das condições de trabalho e segurança na fábrica. O Sindipetro Caxias segue na luta para que a refinaria seja um ambiente de trabalho seguro para todos e todas.

Estamos trazendo a público os acidentes dentro das nossas bases de representação há meses. É importante que todos e todas saibam a situação de insegurança que a categoria sofre diariamente. Exigimos melhorias das condições de saúde – física e mental – e segurança para os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás. Chega de Acidentes!

Sindipetro Caxias | 07/11/2023