Manutenção e Inspeção da REDUC lutam por direitos e reconhecimento

julho 30, 2023

Manutenção e Inspeção da REDUC lutam por direitos e reconhecimento

FOTO: Agência Petrobras

Recentemente, trabalhadores(as) da Manutenção e Inspeção de Equipamentos procuraram o Sindipetro Caxias buscando informações sobre um forte boato acerca da possibilidade de implementação de um regime especial de trabalho para os mesmos na REDUC. Iniciamos conversas com os(as) trabalhadores(as) e a gestão da Refinaria com foco em esclarecer esta situação o quanto antes, buscando atender às necessidades da categoria.

A REDUC produz ininterrupta e continuamente derivados de petróleo que geram dezenas de bilhões de reais de faturamento anual. É esperada para uma indústria deste tipo e segmento a existência de um regime especial de trabalho diuturnamente para Manutenção, Inspeção, SMS e outras atividades de apoio, visando à garantia da continuidade operacional. Aliás, esta já é uma realidade existente na REDUC e de pleno conhecimento da gestão da Refinaria, porém não reconhecida para as atividades de Manutenção e Inspeção de Equipamentos. O que os trabalhadores e trabalhadoras desejam é nada além deste reconhecimento, tendo as garantias legais e compensatórias por atuarem em jornadas de trabalho fora do Horário Administrativo, o que hoje é negligenciado pela REDUC. No entanto, é cobrada sistematicamente a presença destes(as) trabalhadores(as) em horários alternativos, inclusive com escalas clandestinas de trabalho à noite e aos finais de semana.

Estas jornadas sacrificam ainda mais setores já extremamente precarizados pela gestão da Petrobrás, seja pela terceirização acentuada e efetivo insuficiente, seja pela desvalorização da carreira técnica, com o engessamento da concessão de níveis e promoções, devido ao famigerado PGR, e descaso com o atendimento de recomendações e reivindicações destes trabalhadores e trabalhadoras. Ainda, a limitação da atuação destes técnicos à fiscalização de contratos, no caso da MA, além de resultar no abandono da capacitação técnica, com parcos treinamentos quando ocorrem, implicam em grande responsabilidade com nenhuma contrapartida, gerando um enorme desestímulo ao exercício da carreira.

É hora de recuperar o tempo perdido e buscar avanços para estes trabalhadores fundamentais para a produção desta Refinaria. Só a luta muda a vida e a categoria petroleira junto com o Sindipetro Caxias lutará pela retomada de condições dignas para estes trabalhadores e trabalhadoras e pelo reconhecimento de seu valor e de sua necessária atuação para a garantia da produção da REDUC. O respeito voltou!

FOTO: Agência Petrobras

SINDIPETRO CAXIAS | 27/07/2023