Justiça derruba punição contra coordenador da FUP
junho 11, 2021
Petroleiros da Pbio fazem greve em defesa dos empregos
junho 11, 2021

O papel do sindicato e a importância da filiação

O Sindipetro Caxias é filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT), à Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) e à Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Através da CUT e da CNQ, participamos de negociações e campanhas do ramo químico e petroleiro, como a regulamentação da aposentadoria especial, a redução da jornada de trabalho e o reconhecimento das resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Junto da FUP, participamos das negociações com a Petrobrás em âmbito nacional, como a construção do Acordo Coletivo de Trabalho.
O sindicato representa perante a lei os seus associados e, em nome deles, busca nas esferas jurídica e administrativa melhores condições de trabalho e salários. Seja através de negociações com a empresa ou por meio de ações trabalhistas.
Apesar da luta de classe ter caráter eminentemente coletivo, o sindicato também briga pelos interesses individuais de seus associados quando necessário. É o que normalmente acontece em casos de dispensa imotivada, acidente de trabalho, assédio moral ou homologação da rescisão contratual.
O Sindipetro Caxias tem obtido importantes vitórias judiciais para seus associados e, através delas, avançado em acordos coletivos, beneficiando toda a categoria. Nossas ações jurídicas, no entanto, são restritas aos trabalhadores sindicalizados, pois legalmente só podemos representar nossos associados. Mais um motivo para você sindicalizar-se e somar forças em nossas lutas. O departamento jurídico está sempre à disposição para qualquer esclarecimento basta enviar mensagem para (21)99439-2680
A cima de tudo, o Sindicato é um patrimônio do trabalhador, construído coletivamente para representar o petroleiro e a petroleira nas lutas classistas, nos embates políticos e na defesa intransigente dos direitos trabalhistas. Ao se sindicalizar, você ajuda a construir as pautas de reivindicações da nossa categoria, participando de seminários, plenárias, congressos regionais e nacionais, entre outros fóruns de deliberação.
Para se tornar sócio do Sindipetro Caxias, basta preencher a ficha de filiação que está disponível na página do sindicato na internet www.sindipetrocaxias.org.br e entregar para um de nossos diretores ou enviar para a secretaria via e-mail (secretaria@sindipetrocaxias.org.br) ou whatsapp (21)99439-9198. Se você já é filiado, convide os outros colegas para fazerem parte do sindicato.
Juntos somos mais fortes.