Oito filmes para entender a indústria do petróleo
dezembro 1, 2020
FUP retoma nesta quinta negociação com a Petrobrás e subsidiárias para buscar avanços no regramento da PLR 2021
dezembro 2, 2020

O vídeo da Petrobras que milhares de funcionários ‘não curtiram’

A Petrobras postou nos últimos dias, no Youtube, um vídeo publicitário tecendo loas à sua própria estratégia de vender ativos. Tem sido um sucesso de audiência: com mais de 10 mil visualizações, é o vídeo mais assistido do seu canal em quase um ano. O problema é que quem viu não gostou — o comercial tem apenas 146 “curtidas”, contra 4,6 mil sinalizações de “não gostei”.

O fracasso junto à audiência é resultado de uma campanha movida por grupos de esquerda e de funcionários da Petrobras no WhatsApp, que se mobilizam para “descurtir” o vídeo. O resultado é que a publicidade é provavelmente um dos vídeos com maior número de interações na história do canal da Petrobras, criado há 11 anos.

LEIA MAIS: Petrobras poderá pagar dividendo mesmo com prejuízo, e petroleiros veem ‘dois pesos e duas medidas’

Para efeito de comparação, o vídeo mais assistido da página, publicado em 2013 e celebrando os 60 anos que a Petrobras festejava na ocasião, teve mais de 3,6 milhões de visualizações e apenas 608 sinalizações de “gostei” e 61 de “não gostei”.

O que revoltou a audiência parece ter sido a mensagem de que o futuro da estatal “depende” da privatização de seus ativos, estratégia criticada por parte importante dos empregados e dos movimentos sociais. O nome do vídeo: “Legado”.

VEJA TAMBÉM: Petrobras volta à carteira de mega-fundo norueguês 4 anos após ser banida por corrupção

“Nós construímos tudo isso juntos, com muito trabalho e suor. Mas a Petrobras precisa seguir um novo caminho.Vamos concentrar investimentos nos ativos de classe mundial, onde conseguimos os melhores resultados, como na exploração e produção do petróleo em águas profundas. E por isso temos que vender algumas operações no Brasil e no exterior. O futuro da empresa depende disso”, apregoa o comercial.

[Fonte: Capital-O Globo]