Painel de Operação da U-1510 opera com falha no SDCD na REDUC

Sindipetro Caxias convoca aposentados, aposentadas e pensionistas para Assembleia do ACT 2023
novembro 28, 2023
TRANSFERIDOS: Petrobrás descumpre Carta-Compromisso que dá garantia aos transferidos das unidades privatizadas
dezembro 1, 2023

Painel de Operação da U-1510 opera com falha no SDCD na REDUC

Sindipetro Caxias oficia empresa sobre condição alarmante

O Sindipetro Caxias recebeu uma denúncia de que o painel de operação da U-1510 da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC) está operando com uma falha no Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) e oficiou a empresa sobre a grave condição.

A deficiência no equipamento mantém alarmes aleatórios tocando ininterruptamente, impossibilitando a percepção de outros alarmes de maior criticidade. A situação coloca em risco toda categoria e as instalações. A falha também causa desconforto auditivo para todos os operadores que trabalham próximo ao painel da unidade.

RISCO GRAVE
Aliado aos problemas crônicos ocasionados pela operação de um sistema defasado e ultrapassado, a falha no SDCD atrapalha a identificação de outros alarmes e descredibiliza as sinalizações sonoras na refinaria. A unidade U-1510 opera no momento com apenas um console. No lugar onde deveria haver o outro está improvisado um novo software, ainda em fase de finalização, em que os técnicos de operação não foram treinados.

A falha da SDCD infringe a Norma Regulamentadora 12 que estipula a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Segundo a NR, máquinas e equipamentos devem possuir sinais luminosos e sonoros que indiquem a iminência ou a ocorrência de um evento perigoso sem apresentar ambiguidade ou gerarem equívocos no reconhecimento do risco por parte dos trabalhadores. Informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.

O Sindicato oficiou a empresa sobre a falha e solicitou que o defeito seja resolvido o mais rapidamente possível para permitir a continuidade operacional segura da unidade.