Graças ao acordo conquistado pela FUP, petroleiros voltam a receber PLR
dezembro 21, 2021
Capas de chuva
janeiro 14, 2022

Parada de manutenção

A partir do dia 15/01, as U´s 1250, 1361, 1910, 3100, 4100 e 4500 estarão em parada de manutenção e há uma grande preocupação em relação ao aumento do número de contaminados pela variante Ômicron do Covid no estado do Rio de Janeiro.
A direção do Sindipetro Caxias tem negociado com a Petrobrás uma extensão do prazo das paradas, a fim de evitar aglomerações e cobrado a observância a todas as regras do protocolo sanitário – uso de máscaras, distanciamento social, fornecimento de álcool em gel, redução do número de passageiros no transporte etc.
Em relação a jornada de trabalho durante a parada de manutenção, o Sindicato propôs que a tabela fosse cumprida – relação de dias trabalhados x dias de folga – sendo que os dias trabalhados na folga deveriam ser pagos como hora-extra no mês, sem irem para o banco de horas. A intenção desta proposta é nenhum trabalhador ter perda, principalmente os trabalhadores novos na refinaria, oriundos das áreas que passaram por desinvestimentos, pois optariam em trabalhar ou retornar aos seus lares na folga, sem prejuízos,
Infelizmente, o RH Petrobrás não demonstrou interesse em prosseguir com a negociação preferindo continuar com o modelo das jornadas de trabalho aplicados nas paradas de manutenção dos anos anteriores, já julgado pela justiça e julgamento proferido a favor dos petroleiros e petroleiras. Segue o ofício da empresa sobre a proposta de acordo para as futuras paradas de manutenção.
O sindicato continuará na luta da melhor proposta da PM para base e futuramente consultará a categoria. O Sindipetro Caxias solicita também que os trabalhadores da parada de janeiro de 2022 arquivem os documentos que comprovem a aplicação de uma outra tabela /jornada de trabalho não negociada/aprovada pela direção do Sindipetro caxias, pois ingressaremos na justiça.