X PLENAFUP
abril 13, 2022
Petrobrás anuncia pagamento da quitação da PLR 2021 e metas para a PLR 2022
maio 5, 2022

Paradas do dilubinho: exigimos melhores condições

A REDUC prepara para maio o início das paradas de manutenção das unidades U-1710/90/20/30/40. Algumas movimentações da empresa têm gerado preocupações na categoria e precisam ser discutidas com a máxima urgência.

Sobre as mudança no PHT do efetivo de parada

Alguns trabalhadores da REDUC receberam comunicado extra oficial da gestão acerca de mudanças no horário de trabalhadores/as que irão atender à parada. Ressaltamos que qualquer alteração no regime de trabalho deve ser discutida com a categoria através do seu Sindicato. Não aceitaremos nenhuma decisão unilateral da gestão da REDUC.

Condições de trabalho nas paradas

A REDUC já realizou quatro paradas de manutenção este ano. Falta de água potável, surtos de COVID que agravaram as já combalidas condições de efetivo, e acidentes agravados ocorreram sem que houvesse uma parada para reflexão das condições de trabalho nestas paradas. Com isso, a gestão da empresa demonstrou que o planejamento deve privilegiar o retorno à produção em detrimento de melhorias nestas condições. Esta política, que inclusive ignorou recomendações da CIPA sobre esta necessidade de replanejamento, culminou na morte do companheiro José Arnaldo num acidente fatal durante suas atividades na parada da U-4500. É nosso dever evitar a reprodução destas condições de modo a possibilitar que trabalhadores/as voltem para casa com saúde e em segurança.

Nós, da direção do Sindipetro Caxias, estamos atentos a estas questões e, desde já, reafirmamos a necessidade de as discutirmos junto à gestão da REDUC.