Participe com o sindicato das atividades do Novembro Negro

RH da Transpetro apresenta terceira proposta do ACT 2023
novembro 17, 2023
Participe da Oficina de Saúde Mental e Trabalho promovida pelos Sindipetros Caxias, RJ e NF
novembro 21, 2023

Participe com o sindicato das atividades do Novembro Negro

O dia 20 de novembro é marcado pela morte de Zumbi, e pela queda do Quilombo de Palmares, símbolo da resistência dos negros e negras escravizados e uma séria ameaça ao regime escravista. Palmares foi o mais importantes e duradouro quilombo em território brasileiro, localizado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, contando com cerca de 30 mil pessoas e perdurou por 60 anos.

Além de Zumbi, Palmares também foi marcado pela liderança de mulheres como Acotirene, fundadora e primeira liderança do quilombo, e Dandara, grande liderança militar dos palmarinos.

O 20 de novembro e considerado pelos lutadores do movimento negro, como o verdadeiro dia de celebração da abolição da escravidão. E muito mais do que isso, é o dia resgatar a luta pelas reparações históricas ao povo negro e contras as mazelas do capitalismos, que penaliza a população trabalhadora de conjunto, sobretudo a população mais pobre e negra.

Neste mês de novembro o Sindipetro Caxias está participando de algumas atividades do movimento negro:

20 de Novembro – Marcha da Periferia

Local: Viaduto Negrão de Lima – Madureira

Horário: Concentração a partir das 11h, saída da marcha ás 13h.

25 de Novembro: I Seminário do Fórum de Lutas contra o Racismo na Baixada Fluminense

“As faces da violência racista de estado e a necessidade de reparação histórica”

Local: Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento – FAETC

R. Luís de Lima, 272, centro, N. Iguaçu.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/JEQf3s2Q5p1C91iT9

(A inscrição é aberta a toda a comunidade)