Petrobrás abre concurso público com mais de 6000 vagas

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre os avanços do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras e as informações sobre as suas últimas reuniões.
janeiro 16, 2024
FUP cobra dados concretos sobre a saúde mental dos petroleiros
janeiro 17, 2024

Petrobrás abre concurso público com mais de 6000 vagas

Concurso é pauta dos sindicatos há anos na luta pela recomposição do efetivo

No dia 26/12/2023 foi publicado o primeiro Edital de um novo concurso público para a Petrobrás. Serão 916 vagas para nível técnico de início imediato, mais 5.496 para cadastro de reserva, em 16 diferentes áreas do conhecimento, tendo um número expressivo de vagas para o cargo de Técnico de Operação.

No total, 20% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para candidatos(as) negros(as).

Um marco histórico de inclusão. O Edital prevê vagas para a base de Duque de Caxias, ainda não especificando qual a quantidade e cargos. Segundo a empresa, o concurso irá ajudar a repor efetivo para resolver a situação dos transferidos compulsórios.

A Petrobrás publicou no dia 3 de janeiro, um segundo edital anunciando o aumento dos postos de prova dos candidatos e candidatas.

O documento está disponível no site da Cebraspe, banca responsável pela aplicação e correção das provas.

No Edital no 2, a empresa suspendeu a inscrição do concurso para a adequação do sistema, já que modificará o local de aplicação das provas.

Agora, ‘as provas objetivas do referido processo serão realizadas em todas as capitais das Unidades da Federação, além das cidades relacionadas no Anexo II do Edital no 1 – Petrobras/ PSP RH 2023.2, bem como que as cidades de realização de prova não estarão mais vinculadas aos polos de trabalho escolhidos no momento da solicitação de inscrição’.

A inscrição para o concurso foi reaberta a partir de segunda-feira com a publicação do Edital 3, dia 8 de janeiro, pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Link: https:// www.cebraspe.org.br/concursos/

A abertura de concursos públicos é pauta do nosso Sindicato há anos e o Sindipetro Caxias continuará acompanhando as novidades sobre o processo seletivo para informar à categoria.

Sabemos que a falta de efetivo é um problema crônico na Petrobrás e concursos são indispensáveis na luta pelo fim das dobras de 24h e pela saúde e segurança dos trabalhadores.

Foto: EBC