Último boletim Nº 755 no ar!
maio 28, 2021
Sindicato denuncia ao MPF fechamento da planta de lubrificantes da REDUC
maio 31, 2021

Petrobrás Biocombustível em greve

Os trabalhadores da Petrobras Biocombustível (PBio) estão em greve desde o dia 20/05, nas usinas de Candeias (BA) e de Montes Claros (MG) e no escritório da subsidiária, no Rio de Janeiro.
Os trabalhadores reivindicam a mudança do modelo de venda das usinas de biodiesel. Concursados, eles querem ser incorporados a uma das unidades do Sistema Petrobrás, como vem acontecendo nos casos de venda dos ativos da estatal.

Sindicatos entram com recurso no TST
Os Sindicatos de Petroleiros de Minas Gerais e da Bahia ingressaram no dia 26 com recurso contra liminar do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que determina a manutenção de percentual mínimo de 70% dos trabalhadores nas usinas de Montes Claros (MG) e Candeias (BA) e a garantia do livre trânsito de bens e pessoas nas unidades operacionais da empresa, sob pena de multa diária de R$ 250 mil. Os sindicatos protocolaram, recurso de agravo interno para questionar o percentual fixado pela liminar do TST.
A Ministra Delaíde Alves Miranda, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), relatora do processo coletivo de dissídio de greve da Petrobras Biocombustível, designou a realização de uma audiência de conciliação entre as partes para a próxima quarta-feira, 02/06, às 16h, através de videoconferência.

Apoio nacional
Assim como o Sindipetro Caxias, os demais sindicatos de petroleiros apoiam a greve dos trabalhadores da Pbio. A direção de Caxias, realizou um ato no dia 20, na entrada da REDUC, com falas e panfletagem do material explicativo da greve.
Em apoio à greve dos trabalhadores da Petrobrás Biocombustível, movimentos sociais, ambientalistas, lideranças sindicais e políticas de diversas frentes progressistas realizaram no dia 24, um grande ato virtual contra a privatização da subsidiária.
A live reuniu diversas organizações, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), além da CUT, FUP, Sindipetro MG, Sindipetro BA, Sindipetro RJ e FNP. O ato contou ainda com a participação do presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da Petrobrás, Senador Jean Paul Prates (PT/RN) e da socióloga, ativista e youtuber, Sabrina Fernandes, que vem apoiando a luta dos trabalhadores contra a privatização das usinas de biocombustível da Petrobrás.
Você pode assistir em https://www.facebook.com/fupetroleiros