FUP e sindicatos realizam nesta segunda e terça seminário sobre AMS
junho 6, 2022
Após FUP se mobilizar contra venda da LUBNOR, prefeitura de Fortaleza aciona justiça para barrar privatização
junho 6, 2022

Petrobrás cancela primeira reunião do ACT 2022 e petroleiros protestam

Gestão da Petrobrás desrespeita categoria e cancela a primeira reunião presencial de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho

A reunião que daria início à negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com a Petrobrás e subsidiárias foi cancelada pela gestão da empresa, em um nítido recado de derespeito às entidades sindicais, que, em resposta, realizaram um protesto nesta sexta-feira, 03, no EDIHB,  unidade administrativa da empresa no Rio de Janeiro, onde ocorreria a reunião.

A primeira rodada de apresentação da pauta de reivindicações dos trabalhadores estava prevista para acontecer na quinta-feira, 02, mas, a pedido da Petrobrás, foi transferida para esta sexta. Por volta da meia noite de ontem, no entanto, o gerente de Relações com Entidades Externas, Fabrício Gomes, enviou mensagem às direções sindicais cancelando a reunião.

Para o coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, a atitude da gestão da Petrobrás foi um desrespeito não só às lideranças sindicais que se deslocaram de vários estados para participar da reunião, mas à toda a categoria petroleira, que participou de assembleias e fóruns deliberativos para discutir e elaborar as reivindicações que serão discutidas com a empresa.  “Essa atitude da gestão da Petrobrás nos deixa indignados e também serve de alerta, pois sabemos que essa não será uma negociação simples. A força e mobilização da categoria petroleira serão fundamentais para enfrentarmos esta gestão bolsonarista na negociação do ACT e na luta em defesa da Petrobrás”, afirmou.

O secretário geral da FNP, Adaedson Costa,  lembrou que “o mesmo gerente que vendeu o PCR para a categoria com promessas de letras compulsórias a cada 5 anos, depois disse que não prometeu nada e após a pressão dos trabalhadores voltou atrás, é o gerente que cancela reunião em cima da hora. É um gerente que não tem nenhum respeito pela categoria petroleira”.

Em documentos enviados ao RH da Petrobrás, a FUP e a FNP repudiaram as ações da gestão para esvaziar o espaço negocial e cobraram a garantia da participação das entidades sindicais nas reuniões, sem cerceamento, bem como a transmissão das mesas de negociação para que a categoria possa acompanhar. Veja abaixo:

Fonte: FUP