O efeito da privatização de refinarias da Petrobras nos preços dos combustíveis: dois cenários possíveis
julho 18, 2022
ACT 2022 – Petroleiros de Caxias e de todo Brasil massacram proposta da Petrobrás
julho 26, 2022

Petrobrás ignora resultado das assembleias e mantém proposta rebaixada

A direção do Sindipetro Caxias participou agora pouco do que seria a reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás. Infelizmente, o que ocorreu não foi uma segunda rodada de negociações e sim um teatro de mal gosto. A empresa ignorou a expressiva votação das assembleias, onde a categoria rejeitou em massa a contraproposta apresentada no dia 20/06.

Na prática, a proposta apresentada hoje pela empresa pouco mudou. Aumentar de 5 para 7% o percentual de reajuste, que nem chega perto da inflação acumulada dos 12 meses, que já passa dos 11,5%, é debochar da cara dos petroleiros. Uma verdadeira enrolação. Já a Pbio sequer fez essa alteração, e manteve o reajuste de 5%. E ainda:

A categoria petroleira já acumula uma série de perdas ao longo dos últimos ACT. Diante de um lucro líquido de 106 bilhões de reais em 2021 e 45 bilhões no primeiro trimestre de 2022, não dá pra aceitar mais retirada de direitos. A única saída para os Petroleiros é se organizar e ir a luta.
O Conselho Deliberativo da FUP irá se reunir amanhã, no Rio de Janeiro, para definir os próximos passos da campanha reivindicatória.

Veja os principais pontos da piada de mau gosto:

• HE, banco de horas, troca de turno: mantém igual a 1ª proposta. Reduz para 50% e joga tudo para o banco;
  • Feriado troca de turno: mantém os feriados do atual ACT;
  • MAS: mantém aumento da margem para 40% e os itens que sequer entram na margem. Só muda a forma de pagamento do saldo devedor de 3 para 6 parcelas;
  • Mantém mudança na cláusula da garantia do emprego. Retirando essa garantia do acordo;
  • Mantém relação 1×1, turno de 12h em áreas não indústrias;
  • E mantém todos os demais ataques da proposta anterior.