Negociação do ACT continua
setembro 6, 2019
Negociação do Acordo com mediação do TST prossegue dia 19
setembro 11, 2019

Petrobrás não sabe perder e pune trabalhadores

É de suma importância que todos compreendam o momento que estamos vivendo. Um governo fascista, onde a mentira é um mecanismo essencial para atingir os seus objetivos de entrega do patrimônio público e de destruição dos direitos trabalhistas. Para isto, vale de tudo. Como fragilizar a organização da classe trabalhadora, que luta para resistir e assegurar décadas de conquistas.

O episódio da última semana com o comunicado do RH REDUC é o retrato do governo Bolsonaro associado às Fake News para atingir o seu propósito. Circulou um informe sem nenhum registro, sem DIP (Documento Interno da Petrobras), apenas de boca para a força de trabalho da Petrobrás, sobre não haver o abono 1067, ignorando o comunicado no Portal da empresa, em 12/08/19, às 18h55, que dizia: “O horário em que o empregado estiver ausente do trabalho por conta de sua participação na assembleia deve ser lançado em seu ajuste de frequência como Abono Gerencial (código 1067)”.

Os trabalhadores foram explicitamente enganados, descaradamente pela direção da Petrobrás, pois os petroleiros junto com o Sindipetro Caxias melaram os planos dos fascistas de reverter o resultado das assembleias.

A organização sindical impediu o assédio de gerentes e supervisores “teleguiados” que imaginavam que seria na porta da fábrica, mas as assembleias foram na casa do trabalhador, no sindicato, isolando-os dentro do nosso território e garantindo voz e decisão livre de pressões da chefia.

Os trabalhadores puderam livremente responder com um sonoro não aos planos do Castello Branco, ao rejeitarem a 3° contraproposta. Mais de 80% dos 956 presentes nas assembleias, rejeitaram a proposta rídicula da empresa. Em retaliação, a direção bolsonarista da Petrobrás se volta de forma traiçoeira, enganando petroleiros e petroleiras da base de Duque de Caxias e de todo o Brasil, descontando quem esteve presente nas assembleias com a inserção do cógido 1041 (Ausência não justificada).

Nunca houve na história desta grande empresa tal ato de mentira explicita aos seus empregados. O Sindipetro Caxias e a FUP estão em negociação do ACT no TST com a Petrobrás, no dia 10/09 às 14hs, em Brasília, e levaremos esta farsa montada pela diretoria da empresa.

Neste momento, pedimos que todos que tiveram a codificação 1041 enviem para a secretaria@sindipetrocaxias.org.br o seu relatório de acompanhamento de frequência para que a direção do sindicato junto ao jurídico possa avaliar a melhor forma de reverter este absurdo.

A luta só esta começando e o nosso inimigo é covarde e faz o jogo sujo para nos derrubar, mas somos a maioria forte de trabalhadores que não aceitam viver em uma sociedade injustiça e alimentada pelo ódio. A verdade vai prevalecer e a justiça será feita nesse país. Vamos a luta.