Comissão dos Aposentados eleita em assembleia fez sua primeira reunião
julho 26, 2022
Privatômetro contabiliza venda de mais de R$ 280 bilhões em ativos da Petrobrás
agosto 1, 2022

Petroleiros pintaram de laranja a Câmara dos Deputados

Os petroleiros de Duque de Caxias participaram, no dia 12, do ato em defesa da Petrobrás, realizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, da Petrobrás e do Serviço Público com o apoio da FUP, FNP, CNTE, FENTECT, CNE, entre outras entidades.

O Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília, ficou tomado pelo laranja do jaleco dos petroleiros. A categoria, representada pelos sindicatos filiados à FUP e FNP, compareceu para fortalecer a importância da luta para derrotar o Projeto de Lei do governo Bolsonaro (PL 1583/2022), que pretende acabar com o Fundo Social do Pré-Sal, cujos recursos estão vinculados à aplicação em políticas públicas sociais, principalmente, nas áreas de educação e saúde. Além disso, o Projeto autoriza a privatização de todo o excedente do Pré-Sal, que pertence à União.

No texto do PL 1583/22, o governo “autoriza a União a ceder, de forma integral, o direito à sua parcela do excedente em óleo proveniente de contratos de partilha de produção e de acordos de individualização da produção em áreas não contratadas na área do pré-sal ou em áreas estratégicas”.
Os petroleiros e petroleiras que não puderam estar presentes em Brasília, também fortaleceram o ato colocando em destaque no Twitter o assunto “Cadê o Fundo”.

Compuseram a mesa os coordenadores da FUP, Deyvid Bacelar, e da FNP, Adaedson Costa, junto com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de outras categorias do setor público, além de parlamentares do PT, PSOL, PCdoB, PSB, Rede, entre outros partidos.