Petroleiros terceirizados encerram greve, após vitória conquistada na luta!

IRPF 2023: convênio do Sindipetro Caxias garante assessoria em contabilidade para associados/as
abril 4, 2023
Assembleia do TECAM aprova novamente entrega do sobreaviso
abril 6, 2023

Petroleiros terceirizados encerram greve, após vitória conquistada na luta!

Hoje o Sindipetro Caxias quer dedicar o #tbt à luta dos terceirizados. Confira os detalhes do fim da greve feita na última semana:

Os trabalhadores petroleiros terceirizados, representados pelo SITICOMMM, que prestam serviços para as empresas do sistema Petrobrás e outras empresas do Polo Petroquímico de Campos Elíseos, em Duque de Caxias/RJ, realizaram uma greve vitoriosa, encerrada no dia 30 de março.

A greve teve início no dia 27/03, após tentativas de negociações por parte dos trabalhadores, que encontraram uma postura intransigente por parte da patronal. Os trabalhadores reivindicavam 10% de reajuste nas cláusulas econômicas (salário, participação nos lucros (PL) e valor do café da manhã), aumento do vale alimentação de R$ 745,00 para R$ 1.200,00 e da cesta natalina de R$ 450,00 para R$ 500,00. No início da greve a empresa cedeu 9,0% de reajuste, reajuste de 15% no vale alimentação (que daria R$ 856,00), o que não atendia às necessidades dos trabalhadores.

Outro impasse se referia à empresa WQS, a maior das empresas, que assumiu o contrato que antes era de uma empresa base de outro sindicato. Como ela incorporou os trabalhadores da antiga empresa, cuja data base era em agosto, não aceitava praticar o reajuste definido na convenção coletiva, que estava em negociação, com o argumento de que esses trabalhadores já tinham tido reajuste.

As empresas apostaram em desgastar e judicializar o movimento, alegando abusividade. Mas a força do movimento se impôs, a justiça negou o pedido liminar das empresas, para que 70% dos trabalhadores voltassem às atividades. Os patrões foram dobrados pela luta e obrigados a ceder.

Foi então que na quinta-feira, dia 30/03 a greve foi encerrada com os trabalhadores conquistando: 9,25% de reajuste, R$ 950,00 no vale-alimentação, cesta natalina de R$ 600,00, auxílio combustível no valor equivalente ao vale-transporte, para os trabalhadores que optarem por utilizar veículos próprios para irem ao local, e ainda 10% de reajuste para os trabalhadores do Programa Primeiro Emprego.

Para os trabalhadores da QWS, foi fechado o reajuste de 5%, retroativo a fevereiro (data base da categoria), mais 4,5% em agosto, e a partir do próximo ano a categoria acompanha o restante da base que agora fazem parte.

Os petroleiros terceirizados mostram um belo caminho da luta a ser seguido pelos trabalhadores da Petrobrás e toda a classe operária.

O Sindipetro Caxias esteve ombro a ombro com o SITICOMMM e os petroleiros terceirizados nesta luta.

SINDIPETRO CAXIAS | 06/04/23