Tabela de Turno: Sindicato convoca assembleias
dezembro 9, 2019
FUP participa de lançamento da Frente em Defesa da Petrobras no Rio
dezembro 9, 2019

Petros retira proposta do novo PED

A Fundação Petros tinha marcado para sexta-feira, dia 6/12, a assinatura do Termo de Compromisso para dar início ao novo Plano de Equacionamento do Déficit do Plano Petros I que deveria passar pela aprovação dos órgãos reguladores até 31/12 para ser implantado em 2020.

Com esta proposta, os participantes teriam uma forma mais amena de pagar o equacionamento e evitaria o segundo equacionamento previsto para iniciar em março de 2020.

Porém, para que a proposta fosse implementada era necessária a aprovação dos participantes e assistidos. Sendo assim, após submetidas as assembleias, todos os sindicatos filiados à FUP aprovaram a proposta, inclusive o Sindipetro Caxias. O problema foi que somente um sindicato ligado a FNP que faz oposição, o Litoral Paulista, foi contra a proposta.

Apesar de participarem do Grupo de Trabalho que construiu a proposta, depois de mais de um ano de debate, resolveram tirar o apoio na última hora. A FUP e seus sindicatos vão continuar buscando a implementação da proposta, e solicitar uma nova data para assinatura.

Em documento enviado ao presidente da Petros (leia na íntegra em sindipetrocaxias.org.br/documentos/dne075-2019.pdf) no dia 06, a Federação Única Dos Petroleiros solicitou nova reunião para assinatura do Termo de Compromisso para que possa ser implantada a proposta alternativa aprovada em assembleia que substituirá o atual PED dos PPSPs o que garantirá o equilíbrio desses planos e a sua sustentabilidade no longo prazo.