CIPA UTE-GLB
agosto 27, 2021
Alta nos preços dos combustíveis e as mentiras bolsonaristas
agosto 27, 2021

Plenária da CUT

Videoconference with happy people on desktop flat vector illustration. Cartoon colleagues having chat and meeting online via computer. Communication and virtual technology concept

Neste fim de semana, a CUT-Rio realizou a 12ª Plenária Estadual Lígia Deslandes com 181 delegados e delegadas, que debateram temas relacionados ao sindicalismo cutista e os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil nos próximos tempos.

O evento foi realizado no sábado (21) e domingo (22) de forma virtual por causa da pandemia do novo coronavírus e foi marcado por mensagem e apoio do ex-presidente Lula, do presidente da CUT Brasil, Sérgio Nobre, além da presença nos debates de convidados que são referência no movimento sindical.

Nos debates sobre o cenário atual do país, os temas foram as ameaças constantes às instituições brasileiras, à democracia comandas pelo prsidente Jair Bolsoanro (ex-PSL); as propostas do governo de retirada dos direitos sociais e trabalhistas, de desmonte do serviço público como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da reforma Administrativa, que enfraquece o Estado, a Medida Peovisória (MP) nº 1045, que acaba com férias, 13º salário e até carteira assinada, Foram debatidos também temas como as privatizações de empresas públicas e muitos outros ataques que vêm sendo realizados pelo governo Bolsonaro.

Na cerimônia de abertura, a mensagem do presidente Lula apontou para a necessidade de estruturar a reação aos retrocessos. “Temos que pensar que Brasil a gente deseja. O povo brasileiro não quer voltar a ser escravo, quer ter direito à previdência, a um bom sistema de saúde, à dignidade. A CUT é uma peça extraordinária na transformação social que o povo brasileiro precisa. Estou pronto para ouvir as deliberações de vocês”, afirmou.

A plenária se posicionou de maneira contundente na luta pelo emprego digno, contra a informalidade e a precarização do trabalho. O desemprego atinge hoje quase 15 milhões de brasileiras e brasileiros.

A luta pela vida foi uma pauta que atravessou reivindicações de diversas categorias profissionais. Foi abordada a necessidade de fortalecer ações pelo plano de carreira dos trabalhadores da saúde, a greve dos profissionais da educação, o piso salarial da enfermagem há trinta anos ainda não aprovado, a luta das mulheres, das trabalhadoras domésticas e o desafio de organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras que estão na informalidade.

A plenária, através de um vídeo, prestou emocionante homenagem à secretária-geral da CUT-Rio, Lígia Deslandes, e diversos companheiros sindicalistas que faleceram vítimas da Covid-19 e do descaso do governo Bolsonaro.

O Rio de Janeiro levará 17 delegadas e delegados à 16ª Plenária Nacional da CUT, que será realizada em outubro de 2021.