Boletim Nº 718 – Eleição no ar!
novembro 6, 2020
Vacina contra COVID e saúde mental
novembro 9, 2020

PLR: Sindicato convoca petroleiros para assembleias

Rejeitar a atual proposta de PLR apresentada pela Petrobrás é o primeiro passo para que a FUP e os sindicatos possam voltar à mesa de negociação e buscar um modelo de regramento com menos distorções e que atenda todos os trabalhadores do Sistema.

Conforme edital, começa nesta segunda-feira, 16/11, a rodada de assembleias para deliberar sobre as propostas da Petrobrás e das subsidiárias referentes ao regramento da PLR de 2021. O indicativo definido pelo Conselho Deliberativo da FUP é de REJEIÇÃO da proposta e continuidade das negociações com a empresa para buscar um modelo de regramento mais equânime e que atenda todos os trabalhadores do Sistema.
Além da Petrobrás, as subsidiárias também formalizaram suas propostas, encaminhando à FUP nos últimos dias as minutas do acordo.
O Conselho Deliberativo reiterou que o regramento tem que atender a todos os trabalhadores, independentemente da função que ocupe e da empresa em que atue no Sistema. Essa foi a premissa defendida pela FUP no Grupo de Trabalho, que discute o regramento com a Petrobrás e as subsidiárias.
As representações sindicais também reiteraram que os indicadores têm que refletir todas as áreas da empresa, pois os resultados são construídos coletivamente pelos petroleiros e petroleiras. Da mesma forma, o lucro obtido deve ser repartido entre todos os trabalhadores, da forma mais igualitária possível. Daí a importância da PLR ter um piso.
Outro ponto que a FUP reforçou no GT foi que não pode haver redução de PLR por perseguições políticas e que o texto de penalidades deve deixar explícito que conflito de interesses é o que está previsto na lei, para que não haja distorção do conceito. Além disso, os petroleiros querem que a empresa volte a fazer o adiantamento da PLR no início do ano, como sempre foi praticado, e que o acordo do regramento tenha validade por dois anos, dando uma estabilidade para todos, assim como conquistamos no ACT.


Rejeição da proposta de PLR apresentada pela Petrobrás:


Para participar da assembleia virtual, os interessados devem seguir as seguintes etapas:

1 – Todos os trabalhadores e trabalhadoras DA ATIVA das bases de representação do Sindipetro Caxias, associados ou não ao sindicato devem participar da assembleia marcada conforme calendário divulgado neste boletim. Para isso devem obrigatoriamente se cadastrar junto ao sindicato até o dia 13 de novembro, nos dias úteis, entre 9h e 18h (horário de funcionamento do sindicato), através dos telefones: (21) 99439-9198 ou (21) 99439-2680. Aqueles que já se cadastraram para participar de outras assembleias e plebiscitos virtuais do sindicato não precisam se recadastrar

Aposentados, aposentadas e pensionistas, independente de filiação sindical, não participam desse pleito.

2 – Através deste contato telefônico serão solicitados, tanto para os empregados da ativa da PETROBRÁS e TRANSPETRO quanto para os aposentados o envio por WhatsApp de uma foto atual (tipo 3×4) do rosto e a foto do crachá (frente e verso), além do endereço de correio eletrônico. Para os trabalhadores e trabalhadoras não associados será solicitado, além desses documentos, o print screen ou foto da página do “Busca empregado” contendo o seu imóvel de lotação.

Fique atento(a), pois podem ser solicitados outros dados para conferência e atualização do cadastro junto ao sindicato.

AS ETAPAS ACIMA VISAM GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS NA ASSEMBLEIA VIRTUAL.

3 – O horário limite para entrada na assembleia é de 30 minutos após o início.

4 – Todos os habilitados a participarem das assembleias precisam ter acesso à internet e devem baixar em seus CELULARES, TABLETs ou COMPUTADORES o aplicativo ZOOM. Este App é grátis e pode ser baixado em qualquer loja virtual (Google Play ou Apple Store);

5 – Cada trabalhador(a) poderá participar de apenas uma assembleia. A secretaria do sindicato enviará o LINK de ACESSO, para todos que estiverem previamente cadastrados, conforme grupo de turno informado no momento do cadastramento, antes do início das assembleias.

A direção do Sindipetro Caxias pede que todos os petroleiros e petroleiras participem das assembleias de acordo com os grupos definidos neste edital.

6 – Abriremos a sala virtual da assembleia com 30 minutos de antecedência para que todos e todas, previamente cadastrados, passem pela checagem na sala de visita.

Recomendamos que todos façam os testes de acesso ANTES do início das assembleias para evitar imprevistos.

Não nos responsabilizamos por eventuais problemas de acesso ou instabilidades de conexão.

7 – O Sindipetro Caxias reforça a necessidade do cumprimento das regras aqui estabelecidas para ter acesso a assembleia virtual.

8 – Todos os cadastrados devem, obrigatoriamente, preencher sua identificação no ZOOM com o seu nome completo.

9 – TODOS os cadastrados que acessarem a sala virtual da assembleia irão passar por uma sala de espera para conferência dos dados e habilitação pela lista pré-cadastrada com confirmação de dados. Para isto, será necessária habilitação de microfone e câmera do dispositivo.

10 – TODOS os cadastrados devem apresentar seus crachás quando solicitados. Será necessário habilitar o vídeo para esta ação;

11 – O microfone dos participantes será silenciado pelo moderador da assembleia na entrada e durante toda a reunião para garantir a ordem de inscrição e a prioridade nas falas. O moderador, com a ordem da mesa de condução da assembleia, irá habilitar o microfone do participante que quiser fazer uso da palavra de acordo com as inscrições;

12 – A manifestação dos participantes, quando solicitado pela mesa, ocorrerá através do CHAT de MENSAGENS e/ou pela opção LEVANTAR a MÃO do App – ZOOM;

13 – TODOS os participantes devem contribuir para o bom andamento das assembleias virtuais e lembramos que devem cuidar e se responsabilizar pelas imagens compartilhadas por seu equipamento durante o evento, ficando sujeitos (as) à desconexão forçada pelo mediador conforme avaliação da organização sindical.

A assembleia virtual dos associados e associadas do Sindipetro Caxias vai cumprir seu papel de expressar a decisão coletiva sobre o regramento de PLR apresentado pela Petrobrás e Transpetro de forma segura, garantido a saúde dos petroleiros e seus familiares diante da pandemia que assola nosso país.

Exerça o seu direito democrático de escolha e participe!