PPPxPLR: Lutar por uma PLR justa e linear

UTE: Sindicato cobra soluções para o efetivo, cadeiras do CIC e vestiário
novembro 25, 2022
Justiça determina reintegração de Wagner Fernandes, demitido político da Petrobrás
novembro 25, 2022

PPPxPLR: Lutar por uma PLR justa e linear

Por que a empresa adiantou o PPP desse ano?

Uma parte dos trabalhadores criaram expectativa com o anúncio da direção da Petrobrás de pagamento antecipado do adiantamento do PPP. Vejam que o adiantamento do PPP referente a 2020 aconteceu em fevereiro de 2021 e o adiantamento do PPP referente a 2021 foi pago em março de 2022. A empresa só quer antecipar esse adiantamento para pagar as dezenas de gestores e assessores bolsonaristas que estão com seus cargos com prazo de validade para esse ano. Afinal, derrotamos o Bolsonaro nas eleições.

Por que defendemos a volta da PLR?

Junto a isso, tem a política de dividendos a qual a direção bolsonarista da Petrobras está destruindo e secando o caixa da empresa. O PPP foi uma manobra financeira para impedir o pagamento de PLR. A PLR é mais justa, linear e depende de acordo com os trabalhadores, através dos Sindicatos. Além disso, a incidência do Imposto de Renda é menos onerosa. Para piorar, o PPP é atrelado ao TAR (Taxa de Acidentes Registráveis),  o que pressiona os gestores a subnotificarem os acidentes de trabalho da empresa.

Por que a ação da FUP impediu de receber o PPP?

A ação foi protocolada em junho de 2020, pela FUP em nome dos seus sindicatos. Alguns meses após a nossa greve. Esse marco é importante por que foi justamente durante a greve de fevereiro de 2020 que a empresa antecipou pela primeira vez o pagamento do adiantamento do PPP. Uma tentativa asquerosa de tentar quebrar o nosso justo movimento contra os desmandos e as privatizações. A quitação do PPP 2020 foi feita apenas em novembro. A FNP tem uma ação também, mas com conteúdo diferente da FUP. A ação da FUP obteve uma vitória parcial, colheu a tese da FUP, que entende que o PPP se constitui em Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), mecanismo para o qual é necessário que haja negociação coletiva; e reconhece que o programa cria distorções salariais sem nenhuma negociação nem discussão. Pelo menos até que se transite em julgado, os gestores não receberão as quantias exorbitantes que receberam ao longo de todo governo Bolsonaro, mas, infelizmente, houve esse efeito colateral das bases de seus sindicatos filiados não receberem o adiantamento do PPP, nem PLR esse ano.

Qual é a alternativa?

Precisamos ser coerentes na luta contra o PPP, e lutar por uma PLR justa e linear.

A gestão da Petrobrás começa mudar em janeiro, com a mudança do governo. Podemos tanto discutir um novo acordo para a PLR a ser paga em 2024, quanto discutir um aditivo ou mudanças na PLR paga em 2023. E precisamos de uma PLR não atrelada a metas. Assinamos o acordo atual em condições muito injustas, onde a gestão da empresa fez chantagem com a categoria e os sindicatos. Agora, com a mudança de gestão, podemos cobrar melhorias nesses acordos.

POR UMA PLR JUSTA E LINEAR!