Grande ato 8M
março 5, 2022
ELEIÇÕES DO SINDIPETRO CAXIAS – Votação ocorrerá entre os dias 14 e 20 de março de 2022
março 5, 2022

Presidente da CIPA faz gol de mão!

Gestão impede trabalho da CIPA REDUC

Os trabalhadores eleitos da CIPA REDUC, na Reunião Extraordinária que ocorreu no dia 23/02, tentaram cumprir o seu papel conforme NR-5 e criar um grupo de investigação independente para analisar a morte do caldeireiro José Arnaldo de Amorim, que foi a óbito no último sábado (19). Sem consenso, a matéria foi à votação, o que resultou em empate.
Todos os indicados pela empresa votaram CONTRA a criação deste grupo. O presidente, não satisfeito em votar uma vez, votou a segunda, impedindo a análise desse acidente pela CIPA de forma independente.
A direção do Sindipetro Caxias apoia os cipistas eleitos em sua decisão e está tomando as devidas providências para garantir a independência da CIPA e o exercício do mandato de cada cipista eleito.
Com união e responsabilidade, não aceitaremos essas arbitrariedades passarem impunes!

Sindicato garante a investigação de acidentes pela CIPA

Em 2011 a REDUC não permitia que a CIPA investigasse os acidentes de trabalho de forma autônoma, alegando que a sua participação no GT por ela coordenado, era suficiente.
Todavia, certo é, que a CIPA possui uma autonomia, os membros eleitos pelos trabalhadores devem dar uma resposta a esses, principalmente quando ocorre um acidente de trabalho. A função da CIPA é prevenir e apurar acidentes.

Assim sendo, para garantir que a CIPA pudesse cumprir o seu trabalho, o Sindipetro Caxias ingressou naquela época, com uma ação judicial questionando os atos praticados pela REDUC e solicitando ao Poder Judiciário que garantisse autonomia da CIPA em investigar acidente de trabalho.

A ação foi vitoriosa, tendo transitado em julgado e, desde então, os membros da CIPA podem realizar suas funções.
Contudo, passado 10 anos, os trabalhadores da REDUC novamente se deparam com uma situação semelhante, uma vez que a CIPA foi impedida de realizar suas atividades de forma unilateral pela empresa, com total desrespeito às regras e aos membros eleitos que votaram a favor da investigação do acidente fatal ocorrido na Parada de Manutenção.
O rumo da investigação foi determinado de forma imperiosa por parte da empresa, então, novamente o Sindipetro Caxias está buscando o Poder Judiciário para garantir que a CIPA possa realizar as suas funções e investigar o acidente fatal e assim dar uma resposta a categoria.

Ação da Parada

A direção irá requisitar em breve os documentos dos trabalhadores da parada de manutenção da U-4500, U-1910, U-3100 e U-1250 com folha de frequência, para mais uma ação coletiva na justiça pois a empresa está desrespeitando o ACT da tabela de turno (4X6) pactuado no final do ano passado. De maneira unilateral os trabalhadores do turno estão em um regime exaustivo de trabalho de 6 dias consecutivos de trabalho e 1 dia de folga. Os companheiros do HA também tendo suas horas extras no banco de horas (2040). A parada de manutenção vai concluir e mais um passivo na justiça pela irresponsabilidade da atual gestão da REDUC.