II CONPERJ
junho 23, 2021
Perdeu algum debate do 2º Conperj? Confira todo o conteúdo e participe das discussões
junho 25, 2021

Queremos o antígeno de volta

Uma infraestrutura de teste robusta e responsiva é essencial para o sucesso em impedir a propagação do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19

O exame de antígeno é um método de triagem rápido e efetivo para identificar casos assintomáticos e interromper a transmissão da SARS-CoV-2 nos ambientes de trabalho, porque determina a infecção pelo vírus e não a resposta imune – como no caso do teste sorológico. Os testes de anticorpos (ou sorologia) são usados para detectar infecção prévia com SARS-CoV-2 e por isso têm aplicação para vigilância de saúde pública e propósitos epidemiológicos, não preventivos.
Isso significa que, ao aplicar o teste de antígeno de forma massiva no ambiente de trabalho é possível identificar os trabalhadores assintomáticos infectados naquele momento e impedir que eles passem o vírus adiante. Quando é utilizado o teste sorológico só sabemos que o trabalhador já teve contato com o vírus em algum momento – e nesse caso já pode ter infectado dezenas de outras pessoas.
Com o avanço da imunização da população a ineficácia do teste sorológico, para o propósito que queremos – evitar infecções no ambiente de trabalho – se torna ainda mais latente, uma vez que um um teste sorológico positivo para proteína de pico IgM / IgG pode indicar infecção anterior ou vacinação.
Isso é o que dá colocar um especialista em logística pra cuidar da saúde dos trabalhadores em vez de um especialista em saúde de fato. Mas o que mais esperar diante de uma gestão alinhada a um governo negacionista e genocida?
O que o Sindipetro Caxias quer é que a Petrobrás atue de forma preventiva, garantindo que os trabalhadores retornem para as suas casas todos os dias sãos diante de um vírus que a cada dia se torna mais letal. Já basta os riscos de atuar nas plantas industriais, não precisamos ter um risco aumentado de infecção por vírus quando é possível estabelecer um protocolo mais seguro de testagem dentro de nossas bases.
Como trabalhadores essenciais precisamos de vacinação e protocolos adequados de segurança em nosso ambiente de trabalho. Não podemos ser essenciais só na hora da greve!