Atualização COVID na base
ACT garante reajuste automático em 2021
setembro 3, 2021

REDUC 60 anos

A Refinaria Duque de Caxias é uma das maiores do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo. A refinaria, que iniciou sua produção em 9 de setembro de 1961, já foi responsável por 80% da produção de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil.

A REDUC além de estar em uma localidade estrategicamente privilegiada, já teve o maior portfólio de produtos da Petrobrás (55 produtos processados em 43 unidades).

Este dia deveria ser de comemoração. Celebrar o aniversário dessa Refinaria que gera tanta riqueza para o estado e para o município de Duque de Caxias. Porém, vivemos tempos difíceis. Com centenas de trabalhadores desempregados implorando por serviço nos portões da maior empresa da Baixada Fluminense e voltando para suas casas mais um dia sem o pão e o leite de seus filhos. Além das constantes ameaças de privatização.
Hoje a REDUC está sendo sucateada em detrimento do mercado. O aumento no número de acidentes comprova a falta de manutenção de seus equipamentos, assim como a redução do número seguro de operadores.

Esperamos que nesta quinta-feira não sejamos surpreendidos por um acidente ambiental ou uma explosão dentro da fábrica. Mas que o dia 9 de setembro volte a ser um dia de comemoração. Que a REDUC tenha mais 60 anos de histórias para contar, mas que sejam de prosperidade e não de medo e morte.