Uso de máscaras PFF2 na REDUC passa a ser obrigatório
Descumprimento de ACT na AMS por cobrança indevida
julho 23, 2021

REDUC no escuro

A lit tin candle in the dark conveying memorial, death, hope or darkness

Há meses a Direção do Sindipetro Caxias tem cobrado nas reuniões semanais de EOR – Estrutura Organizacional de Resposta – o fornecimento de lanternas para os trabalhadores/as das unidades operacionais da Reduc, bem como tem solicitado atenção às condições de iluminação de várias unidades, pois estão precárias. Uma área bem iluminada é de extrema importância quando se fala em segurança do trabalho, já que é um fator contribuinte para acidentes.
Como se não bastasse o descaso em relação à iluminação das unidades, a Gerência da REDUC tem fornecido a sua força de trabalho lanternas sem Certificação Antiexplosão.
A lanterna com Certificado Antiexplosão é um equipamento fundamental para áreas classificadas, ou seja, áreas onde há uma atmosfera explosiva. Por este motivo, não podem ser utilizados qualquer equipamento, precisando ter características específicas desde o momento de fabricação, como por exemplo, o mecanismo de liga/desliga diferente das lanternas comuns, já que este é capaz de gerar uma pequena faísca que em locais de atmosfera explosiva provocaria um desastre.
A lanterna a prova de explosão precisa ser certificada pelo INMETRO, de acordo com a portaria 179/2010.
A Direção do Sindipetro Caxias recomenda que os trabalhadores/as averíguem se a lanterna fornecida pelas suas gerências atende a especificação para uso em área classificada. Caso haja não conformidade, contacte a direção do sindicato.
Utilize o seu direito de recusa e exija equipamentos seguros para a sua jornada de trabalho.