REDUC: Sindicato reivindica melhorias na alimentação, transporte e outros. Sabia mais:

Chega de esculacho
novembro 25, 2022
TECAM: Transpetro exclui o risco ocupacional do benzeno do ASO dos trabalhadores e sindicato exigem novas medições. E mais:
novembro 25, 2022

REDUC: Sindicato reivindica melhorias na alimentação, transporte e outros. Sabia mais:

 Ar-Condicionado: descaso com climatização

Após reiteradas reivindicações da CIPA sobre o problema crônico de climatização dos ambientes de trabalho na REDUC, enviamos um ofício para a gestão alertando novamente para o descumprimento da NR 17 pela Petrobrás. Trata-se de uma condição amplamente conhecida há anos, reincidente e prolongada, como pode-se constatar em outros registros de CIPA de 2021 e 2020. A direção da empresa prefere, mais uma vez, se fazer de cega, surda e muda cometendo ilegalidades em sua gestão. Chega. Na véspera do verão, não vamos aceitar condições de trabalho degradantes.

Problemas na alimentação continuam. VA/VR já!

O desrespeito da empresa com os trabalhadores com algo tão elementar como a alimentação é revoltante. Ninguém aguenta mais os problemas recorrentes de comida estragada e/ou de má qualidade para os trabalhadores. Só uma palavra pode expressar a indignação: esculacho. Após rodada de assembleias em que foi apreciado uma maioria na categoria no turno e no HA pela implementação do VA/VR, realizamos uma semana de Boicote à Alimentação. A categoria foi exemplar na disciplina na mobilização, respondendo em peso.

A pedido do Sindicato a empresa estabeleceu um GT para discutir a forma de implementação do benefício, estudando a logística e ajustes que precisariam ser feitos na REDUC, a exemplo do que foi feito na UTE e TECAM que já gozam do benefício. O GT deu parecer favorável a implementação do ticket VR/VA na REDUC. A empresa ainda não deu resposta à reivindicação dos trabalhadores. Segue nos enrolando. Na última reunião com o RH solicitamos posicionamento sobre o fornecimento do benefício. O RH informou que a reivindicação está em instâncias superiores e que espera ter um prazo até dezembro. Seguimos em cima da empresa para resolver esta demanda dos trabalhadores.

Problemas no efetivo: Dobras de 24h, adiamento de saída no PIDV, acúmulo de função e insegurança. Precisamos de concurso público já!

Também no efetivo a empresa insiste em negar os fatos. Estamos há anos com efetivo reduzido na REDUC, o que gera insegurança, dobras de 24h, adiamento de aposentadorias, e acúmulo de funções. A ausência de concursos para a operação há anos impede que superemos mais este problema crônico em todas refinarias. Em reunião recente com o Sindicato, o RH informou que a política para efetivo segue contando com o deslocamento de pessoal da RLAM, não havendo outra perspectiva. Ao ser questionado pelo Sindicato, o RH informou não estar trabalhando abaixo do número mínimo na REDUC, havendo plano de contingência e postergação de saídas do PIDV. Acerca das dobras de 24h, questionamos o código de registro de ponto e o impacto no repouso de 35 horas entre dois turnos quando a mesma ocorre no segundo dia e reivindicamos a necessidade do respeito a este repouso no retorno. Precisamos concurso público para superarmos de uma vez por todas esta situação insustentável.

Compensação de horas Natal, Ano Novo e Carnaval

Em Assembleia do dia 22 de novembro, trabalhadores do HA da REDUC, UTE e TECAM, decidiram rejeitar a política da empresa compensação de horas referentes ao Natal, Ano Novo e Carnaval de 2019 a 2023. A direção do sindicato comunicou a empresa esta decisão. Vale ressaltar que parte dessas horas foi a empresa que gerou as horas negativas, e a empresa não leva em consideração o esforço da categoria durante pandemia, por vezes levando o vírus para casa.

Copa do Mundo: REDUC, TECAM E UTE

Aqui também a categoria votou contra a política da empresa. A categoria votou o pleito de liberação sem gerar débito de horas. A empresa pretende antecipar a saída do transporte, obrigando a categoria a gerar horas negativas.

Treinamentos: trabalhador 2 em 1

Em reunião com o RH questionamos a forma absurda que a empresa tem aplicado os treinamentos, concomitantemente com a atividade laboral e com inclusão no GD. O RH da REDUC alegou que deve haver negociação com a gestão sobre a aplicação do conteúdo, prazos e gestão de pessoal e que as áreas estão orientadas a não haver prejuízos à carreira do trabalhador relacionadas ao treinamento. Na prática não é isso o que temos visto. O Sindicato solicitou revisão da posição do RH para, de forma mais clara e contundente, não haver um plano de treinamento que conte com o trabalhador no posto de trabalho para executá-lo e que nem haja registro em GD que o pressione a fazê-lo.

Transporte: atrasos são responsabilidade da empresa

O Sindicato questionou a empresa diante de problemas no transporte dos trabalhadores. No turno, atrasos na saída do transporte têm impactado no interstício de 11 horas, hora-extra de passagem de turno, dentre outras questões, havendo orientação de codificação inadequada pela empresa. Para o H.A., temos visto se repetir uma situação absurda. A empresa tem orientado os trabalhadores que chegam com o transporte antes das 7h20 a registrar o ponto como tempo não trabalhado. Se o transporte chegou antes do horário é responsabilidade da empresa, já que o trabalhador já estava à disposição da mesma.

Covid

Frente a nova variante de COVID exigimos ampla disponibilização de máscaras, álcool-gel e testagem para força de trabalho. É necessário afastar os trabalhadores que testarem positivo por pelo menos 7 dias, com reteste após período de afastamento. Além disso, é fundamental a campanha para que todas as doses de vacinação sejam concluídas e a avaliação, onde for aplicável, da utilização de trabalho remoto.

Assinatura de documentos diversos (água, limpeza, N2…)

Há desconforto entre os trabalhadores na assinatura do serviço por profissionais que não são fiscais, como operadores, atestando serviços. Pautamos isso junto ao RH.

Não ao desconto do Saldo AF!

A gestão da Petrobrás, de forma arbitrária, continua descontando o saldo AF dos trabalhadores que estão se aposentando no PIDV. Sabemos que esse desconto é abusivo e ilegal, além de ser uma falta de respeito e consideração com trabalhadores que dedicaram boa parte de suas vidas à companhia. O Sindipetro Caxias está atuando para que a empresa suspenda esse desconto absurdo, e está entrando com ações individuais na justiça para reaver esse dinheiro para os empregados que já assinaram a quitação.