Informe SINDIPETRO Caxias FGTS – ano 1999 a 2013
maio 21, 2021
As mentiras que a Petrobrás conta
maio 21, 2021

Reserva Biológica do Tinguá comemora 32 anos

A Reserva Biológica do Tinguá – unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Rio de Janeiro – completa 32 anos de criação no dia 23 de maio.
A Reserva Biológica Federal do Tinguá estende-se por uma área de 26 mil hectares e abrange seis cidades, sendo a maior parte dentro do município de Nova Iguaçu; abrange também parte de Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin.
Em 1941, através de decreto, foi criada a Floresta Protetora da União Tinguá, Xerém e Mantequira em terras de domínio público federal, que incluem mananciais denominados Serra Velha, Boa Esperança e Bacurubu, os quais até hoje contribuem para o abastecimento de água para boa parte da Baixada Fluminense.
Uma grande mobilização da comunidade do entorno para que a área fosse protegida inicia-se em 1987. Após longa discussão com a comunidade do entorno, foi realizado um plebiscito na comunidade de Tinguá, em Nova Iguaçu, para definir se a categoria da unidade de conservação seria parque nacional ou reserva biológica.
Em 1988 e em 1989 o presidente do IBAMA faz algumas visitas ao local e em maio de 1989 o decreto criando o parque nacional esteve na mesa do Presidente José Sarney, no entanto após pressão da bancada ambientalista o presidente opta por categorizar a unidade de conservação como parque nacional.
A criação da Reserva Biológica do Tinguá se deu através do Decreto nº 97.780 de 23 de maio de 1989, que representa o ponto culminante da oficialização de um longo processo com o objetivo de proteger a área.
Em 1997, a reserva foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e está incluída na reserva da biosfera da Mata Atlântica.
O Sindipetro Caxias é parceiro do ICMBio que cuida da Reserva Biológica, contra as ameaças de caçadores que matam animais silvestres para vender carnes exóticas ou os capturam para exportação e venda. Entre os mamíferos, ainda existem exemplares da suçuarana na região. Também encontrado na Reserva dos Petroleiros que fica ao lado da entrada do parque pelo acesso de Tinguá.