Resumo reunião da CIPA do TECAM (24/10/2023)

Empresa promete nova contraproposta do ACT 2023 para 2ª feira (13/11)
novembro 9, 2023
Trabalhadores da REDUC e UTE aprovam renovação do Acordo Regional da Tabela de Turno de 12h
novembro 9, 2023

Resumo reunião da CIPA do TECAM (24/10/2023)

Posse do Novo presidente da CIPA: Após o antigo presidente ser transferido de área e a CIPA ficar meses sem presidente, a empresa indicou um novo representante, que participou da sua primeira reunião no dia 24 de outubro.

Treinamentos Legais: Foi cobrado pelo Sindicato e pelos cipistas eleitos, a realização dos treinamentos legais pendentes. Alguns integrantes da CIPA ainda não foram treinados em NR-5 e muitos não fizeram o treinamento relacionado ao benzeno (PPEOB).

Atas das Reuniões: o Sindicato cobrou o envio das atas das reuniões da CIPA para a entidade sindical. A ata desta última reunião, do dia 24/11 foi enviada ao Sindicato.

SIPAT: Foi definido que a SIPAT 2023 será realizada na primeira quinzena de dezembro e marcada a primeira reunião da comissão organizadora da SIPAT.

Falta de atendimento de bombeiros na ESTAP: Informaram a falta cobertura de BCE (que não existe). Não há a cobertura de atendimento pelo corpo de bombeiros, em caso de emergência. A CIPA e o Sindicato cobram medias urgentes para sanar a condição de extremo risco em que os trabalhadores e as estruturas da estação estão submetidos.

Provadores de Corrosão: A CIPA solicita que sejam reformadas as caixas de provadores de corrosão, com implantação de escada de acesso (teto) e fechamento corrediça. Como, por exemplo, a estrutura conforme utilizados em São Paulo.

Posicionamento Seguro dos Táxis: Foi relatada a situação de vários casos em que os táxis que trazem os trabalhadores do CNCL, para ao console, localizado no TECAM. Eles acessam a área do terminal e, no geral, não conhecem as regras de trânsito locais. Foi solicitado que a empresa elabore um material informativo, para todos os motoristas que acessem o terminal.

ACIDENTE NA COZINHA DA TD REFEIÇÕES: Relatado à CIPA o acidente ocorrido na cozinha da TD Refeições, no dia 03/09/23. A trabalhadora sofreu queimaduras no pescoço, ombro, braço e mão. A funcionária não foi socorrida pela empresa, e buscou socorro em serviço médico externo, com transporte por conta própria. Na ocasião, a TRANSPETRO não foi informada do acidente.

A CIPA cobra que o SMS/TRANSPETRO, estabelece uma forma de tratativa para casos desse tipo, uma vez que se trata de uma empresa que presta serviços na modalidade de comodato. Não dá para aceitar o argumento de que a TRANSPETRO não tem nenhuma responsabilidade sobre isso, devido à forma do contrato. A TRNSPETRO tem responsabilidade sim, sobre qualquer pessoa dentro das suas instalações.