Resumo reunião da Comissão Local de SMS 15/12

dezembro 23, 2022

Resumo reunião da Comissão Local de SMS 15/12

“Operação Verão”
Foi solicitado o reparo dos aparelhos de condicionamento de ar e que houvesse aparelhos ou peças sobressalentes para o caso de defeitos nos mesmos. Colocada a necessidade de distribuição de protetor solar, fornecimento de repelente e controle de vetores.

Benzeno: Retorno dos exames
O Sindicato solicitou o retorno dos exames com indicador biológico de exposição ao benzeno ácido trans,trans-mucônico, nos setores onde havia sido interrompido o monitoramento da força de trabalho, em decorrência das correntes líquidas terem um pouco menos de 1% de benzeno em volume.

Análise envolvendo Xileno no Laboratório
Solicitada verificação de procedimento de realização de análise com uso de Xileno.

Medição de ruído na HDT
Foi questionado o resultado das medições de ruído nas unidades da HDT, pois ocorreram mudanças significativas nos valores das medições sem que se verificassem medidas de engenharia para diminuição do ruído produzido.

Problemas no Coque
Abordados os defeitos no elevador, o vazamento de óleo na lança do reator A e a falta de iluminação das escadas.

Válvula em manual no GPQ
Foi cobrada a solução para questão dos vasos V-26003 A/B que está em operação a partir dos bloqueios manuais, diferentemente do projeto do equipamento que deveria ser operado remotamente pelo CIC. Foi solicitado que enquanto não houver solução definitiva é preciso melhorar o acesso e construir rota de fuga para o equipamento, e ter uma atenção especial aos vazamentos de gases recorrentes.

Chuveiros do Vestiário da Manutenção
Problemas no boiler e falta de chuveiros elétricos fizeram com que o pessoal da manutenção tivesse que tomar banho frio. Esta reclamação já havia sido colocado na CIPA, onde Sindicato cobrou agilidade da resolução dos problemas e medidas para evitar que volte a acontecer.

Cadeiras CIC
Informado que processo de troca das cadeiras está em andamento. Foi cobrada atenção para este fato, pois outros processos de compra que já estavam com data de entrega foram cancelados por problemas na especificação do produto ou problema com fornecedor. A ergonomia no CIC se tornou ainda mais relevante com turno de 12h.

Efetivo
A falta de efetivo tem produzido dobras de 24h, condições inseguras e adiamento de saídas no PIDV. É necessário realizar concurso público e evitar condições inseguras de trabalho.
Transporte
O sindicato denunciou os atrasos na saída do transporte em função da logística interna na REDUC e pleiteou a volta dos micro-ônibus nas linhas em que se está utilizando vans que são mais inseguras frente a violência urbana e menos ergonômicas.

Alimentação
Mais uma vez foram levantadas as diversas reclamações feitas sobre a qualidade da alimentação e alimentos em condições impróprias para consumo, e reafirmada à votação da categoria pelo VR/VA. Ficou respondido que o vale segue em processo de avaliação pelo RH.

Transferências
Segue a preocupação com a realização de transferências de trabalhadores de outros estados que possuem complicações graves em sua situação de saúde ou familiar, mesmo havendo alternativa de realocação para outra unidade mais próxima. Pedido de acompanhamentos desses casos.

COVID
Foi cobrado que frente ao aumento do número de casos nas últimas semanas, a empresa deveria seguir garantindo as medidas de prevenção de distribuição de máscaras, álcool, realização de testes e afastamento dos positivos. Foi respondido que a REDUC tinha chegado ao pico de contaminação no dia 14/11 depois houve queda significativa na semana do dia 25/11.