Reunião da CIPA da REDUC avalia condições de trabalho

Aprovada Operação Padrão na Alimentação da REDUC
maio 16, 2023

Reunião da CIPA da REDUC avalia condições de trabalho

No dia 3 de maio, a direção do Sindipetro Caxias participou da reunião da CIPA da REDUC para avaliação das condições de trabalho na empresa. Na ocasião foi realizada apresentação do acidente com deformação do tanque TQ-515 de Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) que aconteceu no dia 2 de março deste ano.
A investigação apontou as seguintes Causas Básicas para o acidente:

• Falha no processo de operação (gestão de mudanças);
  • Falha no projeto do equipamento (serpentina);
  • Falha do projeto de equipamento (tanque);
  • Falha de processo de manutenção.

VEJA OS ASSUNTOS DEBATIDOS NA REUNIÃO DA CIPA DA REDUC:

• Coleta de uniformes ED: foi apontado pela gestão que não há rota
  • Vestiário da Manutenção com goteira
  • Os ônibus apresentam muito ruído e problemas de ergonomia. Há relatos de que os ônibus passam muito cedo, mas a orientação é não chegar cedo na REDUC, com isso o trabalhador precisa sair muito cedo de casa, porém fica tempo demais na condução, já que o transporte faz o caminho com lentidão
  • Lavagem EPI: O EPI não está vindo limpo como de costume. É preciso verificar a informação de que o SMS mandou baixar temperatura de lavagem
  • Foi relatado o corte de árvores por ordem de alguém da Gestão sem nenhuma necessidade aparente ou informada
  • U-1210 com muitos problemas de isolamento térmico
  • Necessário atender a NR-15 com relação a fadiga térmica nas áreas dos TGs, bombas e compressores na U-2200 e na caldeira de CO (U-1251)
  • Ruído alto na CCL da U-1320 desde o início do ano devido ao vazamento de uma linha suspensa que passa em cima da CCL
  • Foi solicitada revisão das medições de ruído da HDT
  • Apresentado relatório com problemas de grades de piso e canaletas da unidade 1510

Na reunião foram apresentados assuntos da última CIPA da comissão de SMS que aconteceu no dia 30 de março.
Foi apresentada a Análise Crítica do Programa de Gerenciamento de Riscos da REDUC pela SMS, faltando a de Saúde Ocupacional, a ser realizada na próxima reunião. Foi solicitada a presença da SO para, além desta apresentação, trazer também os critérios acerca da caracterização de diagnóstico de mal súbito de trabalhadores, como o de um terceirizado ocorrido na REDUC, em que não foi aberto o CAT.

RELATÓRIO SMS DA REDUC: Ocorrências 2023

• Vazamento de cloro na casa de cilindros da U-1322 informado pelo SMS.
  • Vazamento de solvente e hidrocarboneto na U-1520 relatada pelos cipistas;
  • Foi debatido com o SMS a necessidade de substituição de uma lógica punitivista de segurança por uma sistemática educativa
  • Foram apresentadas propostas de melhorias no fornecimento dos EPIs