Sem anistia! Sindicato participa de ato em prol da democracia
janeiro 9, 2024
Memórias da visitação à Reserva dos Petroleiros no último sábado, dia 06/01
janeiro 10, 2024

Reunião de CIPA do TECAM

Subnotificação de acidentes menos graves e situação nutricional da categoria são destaques em Reunião de CIPA do TECAM – 19/12/23.

PCMSO
O principal ponto da reunião foi a apresentação pelo SMS-SO do levantamento dos indicadores de saúde ocupacional dos trabalhadores relativos ao ano de 2022. O documento ainda não havia sido apresentado pela empresa, indicativo de, no mínimo, uma desorganização da empresa na relação do SMS-SO com a CIPA.

Chamou muita atenção não haver nenhum registro de acidente de trabalho em todo a ano de 2022. O fato traz o questionamento: realmente não ocorreu nenhum acidente ou acidentes menos graves não estão sendo comunicados?

Foi levantada a necessidade de uma campanha da CIPA para conscientização dos trabalhadores sobre a importância de relatarem pequenos acidentes, afim de evitar a subnotificação.

O percentual de trabalhadores com IMC elevado, associado ao alto índice de sedentarismo foi outro ponto de atenção. Discutimos a necessidade de divulgação, pela empresa, dos programas de incentivo às atividades físicas. São necessárias também a recomposição de efetivo e a reorganização do trabalho. Evitando as inúmeras horas-extras, que prolongam as jornadas laborais e resultam em trabalhadores exauridos ao final do dia de trabalho e sem adesão a prática de atividades físicas.

Outro debate relacionado ao IMC da categoria é a alimentação no local de trabalho. Com a implementação do Vale Alimentação/Refeição, a empresa interrompeu o acompanhamento nutricional. Foi discutido que a empresa precisa organizar uma maneira de fazer o acompanhamento nutricional do restaurante que opera na modalidade de comodato (dentro do terminal). É necessário acompanhar também, de forma educativa, os trabalhadores que levam suas refeições de casa ou almoçam em outros restaurantes.

PAE – PROGRAMA DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA referente a ESTAP
A unidade está sem atendimento, por parte do corpo de bombeiros. O batalhão de Vassouras, município onde se localiza a estação, diz que a área não está sob sua responsabilidade. O SMS da Comunicação Social informou que vai fazer uma visita ao Corpo de Bombeiros de Vassouras e, caso não consigam resultado favorável, tentará contato com o batalhão de Três Rios.

A estação não pode continuar sem atendimento. É obrigação da Transpetro resolver este problema junto às autoridades públicas.

Autodeclaração durante a realização do ASO
Aproveitando a presença da representante da SMS-SO, foi questionada, mais uma vez, sobre a impossibilidade dos empregados em colocarem suas observações nos ASOs. Uma vez que se trata de um direito acordado em ACT.

A representante do setor de saúde informou que buscará maiores informações para seguir com as tratativas, bem como soluções para resolver o problema e dará retorno à CIPA.

Integração entre CIPAs
CIPA informou que irá solicitar que as CIPAs das contratadas participem da reunião da CIPA do TECAM. A comissão solicitou que as CIPAs apresentem as atas das reuniões mensais anteriores para alinhar as demandas.

Sindipetro Caxias | 09/01/2024