Solidariedade não é crime!
junho 18, 2021
Covid-19: FUP questiona Petrobrás
junho 18, 2021

Saúde em primeiro lugar

A saúde e a segurança do trabalhador deveriam ser prioritárias na Petrobrás, afinal o trabalhador é responsável pela produção da empresa. Então, garantir a integridade física e psicológica dos seus trabalhadores é o mesmo que investir no progresso econômico com segurança industrial.
Entretanto, o descaso e a omissão da Gestão da REDUC em relação à saúde do trabalhador é evidente na U-4500, onde o compressor C-450001 está com um ruído altíssimo devido a um problema de vazamento de vapor de alta pressão – #600, desde 2018.
Segundo o Ministério de Trabalho, “o ruído é um elemento que atua acumulativamente, produzindo efeitos psicológicos e, posteriormente, fisiológicos, na maioria irreversíveis”.
Com o intuito de eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores a este risco, a direção do Sindipetro Caxias enviou à Gerência da refinaria, no dia 02/06/21, ofício solicitando providências – até o momento sem resposta.
O Sindipetro Caxias denunciou na última terça-feira, 15/06/21, à Delegacia Regional do Trabalho (DRT), ao Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP) e à Secretaria do Trabalho, o descaso da atual gestão com a saúde dos trabalhadores, o sucateamento dos seus equipamentos, bem como a falta de planejamento com as paradas de manutenção e a precarização das condições do ambiente de trabalho, podendo causar adoecimento aos trabalhadores desta unidade.
Dessa forma, a direção do Sindipetro Caxias considera que buscar a redução de ruído nas unidades de processo seja uma forma de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores (conforto, disposição, motivação e saúde) e diminuir os riscos de doenças e acidentes.
Não aceite a piora das condições de trabalho. Denuncie e vamos à luta companheir@s!