Sindicato participa de Auditoria SPIE

Sindicato participa de reunião com a Gerência de RH
novembro 10, 2022
Audiência de Ação Coletiva sobre compressor da U-1530 define que Sindicato produza relatório sobre condições de equipamentos na Reduc
novembro 10, 2022

Sindicato participa de Auditoria SPIE

Na primeira semana de outubro, a REDUC passou uma auditoria pela ComCer referente ao Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE). O sindicato participou das auditorias indicando um diretor para ser entrevistado e outro para ser o observador. No ultimo dia, foi apresentado o relatório final das auditorias para a refinaria, no qual, segundo os auditores, não foram constatadas nenhuma não conformidade. Ao que tudo indica, a REDUC manterá a certificação. 

Na avaliação do sindicato, essas auditorias têm um caráter mais de acompanhamento que de fiscalização, sendo a abertura de um RTA suficiente para tratar um desvio. Assim, depois de certificada uma empresa, a manutenção desta certificação exige menos do que se esperava. Para a perda da certificação, é necessário um número muito grande de desvios! No entanto, a direção do Sindipetro Caxias tem lutado pela ideia de que o SPIE é da refinaria e, se os setores não estiverem engajados, é possível perder o certificado. 

Se as liberações de equipamentos, as manutenções e os prazos estiverem de acordo, teremos o SPIE como se deve. Do contrário, teremos insegurança. Entretanto, é importante destacar a importância desse processo e salientar que a etapa de entrevistas é o momento dos trabalhadores relatarem aos auditores as “armadilhas” existentes na REDUC. Uma vez relatadas, os auditores têm a obrigação de averiguarem o relato. Para nós, isso é a principal importância das auditorias de SPIE para os trabalhadores. Seguiremos acompanhando as necessidades da categoria e atuando junto aos organismos internos e externos na defesa da nossa saúde e segurança.