Sindipetro Caxias alerta para Medidas de Prevenção à Dengue no Sistema Petrobrás

24/01: Ato contra o equacionamento da PETROS
janeiro 18, 2024
Juntos pela Solidariedade: Ajude os moradores do bairro Amapá em Duque de Caxias!
janeiro 19, 2024

O Sindicato está cobrando a gestão e os setores responsáveis em função da crescente preocupação com o aumento significativo dos casos de dengue no estado do Rio de Janeiro, conforme relatos do Ministério da Saúde.

De acordo com as informações disponíveis até o dia 13 de janeiro de 2024, o estado registrou um aumento alarmante de 669% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 4.352 casos. Este cenário demanda atenção especial, especialmente em ambientes industriais, como as unidades da Petrobrás.

Dentre as medidas preventivas nas instalações da Companhia, visando evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti, são recomendadas práticas:

Inspeção regular de tonéis, caixas e recipientes que possam armazenar água.

Manutenção periódica das calhas para prevenir acúmulo de água.

Manutenção de lixeiras bem tampadas.

Limpeza e aplicação de tela em ralos, onde for aplicável.

Verificação periódica de áreas com plantas.

Eliminação de água acumulada em áreas propícias à reprodução do mosquito.

Inspeção e limpeza de ralos e canaletas externas.

Esticamento adequado de lonas utilizadas para cobrir objetos.

Adotar protocolo para atuação em áreas Extramuros visando mitigar os riscos.

Realização de Campanha de conscientização junto aos trabalhadores próprios, terceirizados e visitantes.

Divulgação para a CIPA e o Sindicato da possível evolução do número de casos entre os trabalhadores.

Divulgação de informativo sobre sintomas de Dengue e recomendações médicas.

Ações de controle de vetores.