Sindipetro Caxias cobra soluções das condições de trabalho em dias com altas temperaturas

Recesso Corpo Jurídico Sindipetro Caxias
dezembro 15, 2023
IARI como meta da PLR?
dezembro 18, 2023

Diante das altas temperaturas e baixa umidade decorrente da nona onda de calor que chegou no Brasil, o Sindipetro Caxias oficiou a empresa solicitando o agendamento de uma reunião de emergência com a direção da REDUC. O Sindicato busca contato com gestão da refinaria, pois é indispensável a criação de parâmetros para liberação dos trabalhos em dias de altas temperaturas, com a medição e rotina de intervalos de descanso à sombra para reidratação.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 37°C a 39°C, com sensação térmica de até 60°C nos dias mais quentes da onda de calor.

INSOLAÇÃO E DESIDRATAÇÃO
Sem a criação de regramentos de segurança e saúde para a categoria em dias de calor excessivo, os trabalhadores e trabalhadoras da refinaria estão expostos à isolação e desidratação. Podendo causar câimbras nos casos mais leves, dor de cabeça, enjoo e vômito em casos moderados e nos casos graves tonturas e confusão mental. Situações extremamente perigosas, que colocam a categoria em risco de acidentes graves, devido a natureza do trabalho realizado com o uso de equipamentos pesados e exposição a produtos químicos voláteis.

Dessa forma, é imprescindível que a REDUC crie um estado de alerta para o trabalho e locais fixos de abrigo com pontos de fornecimento de repositores eletrolíticos, protetor solar e ventilação mecânica em dias de calor extremo.

Até o momento, a direção da refinaria somente disponibilizou uma garrafa de protetor solar fator 60 para a categoria. Pequena parte da lista de reivindicações da CIPA.

Aguardamos o retorno da empresa.

LEIA O OFÍCIO NA ÍNTEGRA

Direção Sindipetro Caxias