Sindipetro Caxias defende iniciativas para melhorar as condições de trabalho no verão na UTE-Termorio

Rosangela Buzanelli é eleita para o Conselho Administrativo da Petrobrás
dezembro 20, 2023
Ouvidoria Petros lança número de telefone gratuito para contato com participantes e assistidos
dezembro 20, 2023

Resumo da Reunião Local de SMS da UTE

Nesta segunda-feira, dia 18, ocorreu a Reunião Interna do Comitê de Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS) da UTE-Termorio. O Sindipetro Caxias, o presidente e o vice-presidente da CIPA da unidade estiveram presentes como convidados.

O encontro online teve como objetivo a realização do balanço dos últimos dois meses – outubro e novembro de 2023. Os responsáveis técnicos das áreas de saúde, segurança e meio ambiente foram apresentados na ocasião.

O Sindicato aproveitou a discussão para defender iniciativas para melhorar as condições de trabalho durante o verão dadas as condições adversas da estação somadas às ondas de calor que estamos sofrendo. Entendemos que é necessário a distribuição de isotônicos e a construção de áreas de aclimatação na área industrial. Os locais servirão como postos para hidratação e repouso com cobertura e ventilação para a categoria. A gerência de SMS indicou que irá estudar o assunto e que não descarta esta hipótese. Hoje a subsidiária distribui água e filtro solar para a categoria.

A CIPA levantou, dentre outros temas, um destaque sobre a análise da água mineral adquirida pela empresa, em virtude de relatos feitos pela força de trabalho de um episódio de problemas de saúde que teriam acometido alguns funcionários.

O setor de saúde acolheu bem as sugestões e explicou que não houve procura por atendimento presencial e, por isso, não possui dados concretos do incidente relatado, mas que buscou maiores esclarecimentos com os afetados.

A gerência local anunciou a finalização do acordo entre REDUC e TermoRio para que a refinaria seja a responsável pela saúde dos empregados e empregadas da UTE. O acordo inclui a disponibilização de uma ambulância no local e acesso a um profissional de medicina do trabalho na REDUC. Disponíveis 24h por dia em ambos os casos.

Sindipetro Caxias | 20/12/2023