Comissão eleitoral descumpre decisão judicial alterando a lista de votantes
fevereiro 21, 2022
IX ENMP da FUP
fevereiro 21, 2022

Sindipetro Caxias faz aniversário

60 anos de lutas e vitórias

História

Inaugurado em 1962, o Sindipetro Caxias foi criado como um instrumento de luta do trabalhador petroleiro da cidade de Duque de Caxias para defender direitos, segurança e saúde, bem como defender a Petrobrás como uma empresa estatal.
Sua direção tem como dever lutar pelos trabalhadores(as) ativos(as) e aposentados(as), assim como pensionistas das bases da Refinaria de Duque de Caxias, Terminal de Campos Elíseos e da Usina Termoelétrica Governador Leonel Brizola, que compõe o parque petroquímico da região.
Em 60 anos de história, o Sindipetro Caxias já passou pela ditadura e governos que insistem em retirar os direitos dos trabalhadores brasileiros, sofrendo intervenção politica da ditadura de 1964 a 1986, e intervenção econômica por FHC de 1995 a 1998.

Exemplo de luta

A luta pela regulamentação do regime de turno dos petroleiros é um exemplo de luta sindical. Com a Lei 5.811/72, conquistada no auge da ditadura militar, os trabalhadores do turno garantiram a tabela de turno, onde a relação era 3×1 com 4 grupos, que durou até 1992.
Com muita luta, escrevemos na Constituição de 1988 a garantia do turno de 6 horas, porém foi acrescentada a expressão “salvo acordo”.

Em 1989, o Sindipetro Caxias fez uma greve em defesa da Constituição. Esta greve durou 56 dias e resultou em 32 demissões e dezenas de suspensões e advertências.
A vitória veio em 1992, quando o sindicato assinou um acordo de turno de 8 horas com 5 grupos, com a relação 3×2 . Foi a força de nossa luta que conquistou a Quinta Turma, as folgas e o intervalo mínimo de 11 horas intrajornada.

Desde então, foram inúmeras as tentativas da gestão da Petrobrás de acabar com essas conquistas. Principalmente após a greve de 1995, quando a empresa passou a terceirizar diversas atividades, impondo regimes diferenciados para esses trabalhadores.
Em 2020, a Petrobrás rompe o acordo e tenta impor uma nova tabela de 8 horas, prejudicando os trabalhadores de turno. E depois, alegando a pandemia impõe um turno de 12 horas e uma nova tabela.

Em 2021, o sindicato conquistou mais um acordo, garantido a Tabela escolhida pela categoria, mantendo 5 grupos e mantendo o turno de 12h, na relação 2×3. No acordo celebrado ficou preservado o direito dos trabalhadores de reclamarem judicialmente do passivo da tabela de 8 horas.
Com muita luta, resistência e união, o Sindipetro Caxias conquistou também grandes mudanças na segurança e saúde do trabalhador, com a inclusão de 15 agentes de exposição no PPP. Estas mudanças no PPP deram ao sindicato a possibilidade do retorno da Aposentadoria Especial que tinha acabado (na prática) em 1995.Parabéns a todos os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas que construíram as lutas e vitórias do Sindipetro Caxias ao longo destes 60 anos.