Sindipetro Caxias faz doação para Yanomamis

Resumo Reunião Local RH Petrobrás 03/02
fevereiro 8, 2023
Nova Cartilha do Jurídico do Sindipetro Caxias
fevereiro 9, 2023

Sindipetro Caxias faz doação para Yanomamis

Grupo indígena sofre com grave crise sanitária causada pelo (des)governo bolsonarista

Foto: Agência Brasil

O Sindipetro Caxias enviou na tarde de ontem, dia 7 de fevereiro, uma doação de 8 caixas de leite em pó para os Yanomamis como forma de apoio ao combate à crise humanitária enfrentada pelo povo indígena.

Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, 99 crianças entre um e 4 anos do povo Yanomami morreram por desnutrição, pneumonia e diarreia em 2022.

Hoje, oito em cada dez crianças Yanomami sofrem com desnutrição crônica, aponta a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Nas últimas 3 semanas, 14 crianças foram transferidas com urgência para atendimento hospitalar.

A Terra Yanomami é o maior território indígena do país e devido ao avanço do garimpo ilegal está enfrentando uma grave crise sanitária e humanitária.

O grupo indígena tem sofrido principalmente com a malária e a desnutrição, resultado dos retrocessos nas políticas de proteção aos povos originários do (des)governo Bolsonaro e do afrouxamento na fiscalização do garimpo ilegal. A atividade ilegal na Terra Yanomami cresceu 54% em 2022, segundo o relatório da Hutukara Associação Yanomami (HAY). O monitoramento aponta ainda que o desmatamento para o garimpo chegou a 309% no mesmo período.

Um relatório da Defensoria Pública da União (DPU) constatou uma “violação generalizada e sistemática de direitos humanos dos povos indígenas Yanomami”.

Defendemos que é fundamental investigar e punir de forma exemplar, toda a cadeia do garimpo ilegal e do desmatamento, assim como entender a relação com os/as integrantes do (des)governo Bolsonaro.

Toda ajuda aos Yanomamis se faz necessária devido ao estado alarmante que o grupo está enfrentando. Em razão da grave crise sanitária, o Ministério da Saúde decretou emergência de saúde pública para combater a desassistência de indígenas Yanomami.