Sindipetro Caxias levanta temas prioritários para a categoria em Reunião com o RH e a SMS da REDUC

Sindicato não está de acordo com as dobras de 24h na REDUC
julho 18, 2023
Aposentados e pensionistas do Sindipetro Caxias poderão ser atendidos pela APS no Sindicato
julho 20, 2023

Veja o resumo de cada assunto abordado (06/07):

VA/VR: Foi tratado o tema do VA/VR, com alguns marcos a serem acompanhados pelo Sindicato, incluindo a formalização da comissão de implementação.

Toalhas: O pleito da categoria finalmente foi atendido e serão fornecidas toalhas com higienização nos vestiários.

Reforma CCL: A empresa se comprometeu a realizar reformas nas CCL de acordo com um cronograma a ser apresentado. Há compromissos de que a obra seja escalonada, por oportunidade nas paradas, começando pela gerência de LP. O Sindicato destacou a importância da adequação dos vestiários femininos.

Transferências (Casos Sensíveis): O Sindicato reivindicou a aplicação de uma tratativa efetiva para o caso. A Cia afirmou a necessidade dos(as) empregados(as) passarem pela Assistente Social para fazer Análise e classificação dos casos (urgente, crítico, etc). Com base nessa avaliação será definido a estratégia para cada empregado(a). O Sindicato fez reclamações sobre a morosidade do fluxo e solicita que os(as) empregados(as) procurem a entidade.

Problemas de prazo PDV: O Sindicato solicitou reconsideração de trabalhador(a) com problemas de prazo no PDV e entrada de aposentadoria no INSS com sucesso. Caso algum(a) trabalhador(a)esteja em situação semelhante, procure a entidade.

Compensação de HE e TRE: A REDUC está dificultando compensações de horas-extras e folgas de TER, pois não oferece condições de cumprimento das regras devido ao limitado efetivo. Está sendo designado ao(à) trabalhador(a) a responsabilidade de encontrar alguém para cobrir seu posto no dia negociado, caracterizando acúmulo de função administrativa de gestão de pessoas.

Jornada de Parada de Manutenção: A empresa novamente praticou mudança de PHT na parada de Revamp de unidade operacional sem negociação com o Sindicato. E ainda não houve negociação para a parada do Dilubão. O Sindicato cobra esta negociação em respeito à jornada do(a) empregado(a).

Operação da TE pela Transpetro: O Sindicato vai oficiou a empresa para resposta formal sobre o projeto da TRANSPETRO operar a área de Transferência e Estocagem da REDUC, que está sendo avaliado na gestão da Cia.

Transporte (JSL – Periculosidade): O Sindicato denunciou que os(as) trabalhadores(as) da empresa de transporte JSL não estão recebendo a periculosidade, diferente de outros(as) trabalhadores(as) do transporte interno da REDUC, que recebem. Embora a Cia tenha se apegado a justificativas contratuais, o Sindicato reivindica que seja reconhecida a periculosidade desses companheiros na contratação. Questionamos ainda se há previsão desse contrato voltar a ser gerido pela REDUC, sendo respondido que não.

Incêndio (Av. Fabor): O Sindicato questionou não ter havido qualquer comunicado por parte da empresa sobre o incêndio ocorrido na Av. Fabor e que não foi convocado para o GT. Pontuamos ainda que a rota de fuga da Fabor está bloqueada por problemas de segurança pública e que o suprimento de rede de água de combate a incêndio naquele local não existe.

Ocorrência de nuvem de H2S na UTE: O Sindicato cobrou medidas sobre detecção de bolsão de H2S em manutenção de Duto enterrado que vai da REDUC para a UTE e que se verifique se houve relação com o vazamento ocorrido dias depois.

Relatório do Acidente do TQ 515 (Implosão) e Relatório do óbito do vigilante: O Sindicato cobrou o envio dos relatórios para assinatura e o retorno das ações decorrentes da investigação.

EPIs acabando e uniformes de técnico de elétrica (RF2/4) faltando: O Sindicato cobrou a reposição destes EPIs, embora a empresa negue essa falha. O Sindicato solicita que, na ausência dos EPIs, os(as) trabalhadores(as) comuniquem imediatamente para entidade.

Reforma de Casa de Controle e Recomendações da CIPA: Existem várias recomendações de CIPA referentes a espaço físico, climatização, mobiliário, entre outros das CCLs e pede que estas recomendações sejam consideradas nos projetos de reforma a serem realizados. Segundo a REDUC, o projeto inclui mudança no piso, pintura e mobiliário, além de adequação ou construção dos vestiários femininos, normalmente após as paradas. A Comissão de Mulheres tem levantado todas as CCLs que demandam esta necessidade. O Sindicato solicitou uma reunião para tratar sobre esse tema.

Copas dos prédios e CCL: A empresa assumiu o compromisso de reformar as copas nos prédios administrativos e CCL, com expansão nos prédios e aquisição de eletrodomésticos. No entanto, os prazos apresentados são muito prolongados. O Sindicato pediu celeridade e soluções alternativas até a chegada dos equipamentos. Equipamentos como liquidificadores e chapas devem ser comprados pelas gerências locais, respeitando a carga elétrica das copas. O Sindicato efetuará um levantamento com a categoria destas necessidades.

CCL da U-1322: Esta CCL tem apresentado problemas de vibração e na copa. O Sindicato solicitou maior agilidade na reforma desta CCL para solucionar o problema.

Ruído da HDT: O Sindicato reforça a permanência da queixa sobre ruído na HDT e que não ocorreram mudanças de engenharia que justificassem a descaracterização deste agente na área operacional. Solicitamos uma reunião específica para tratar o tema.

Efetivo mínimo: Foi cobrado retorno sobre esta questão que afeta a saúde dos(as) trabalhadores(as) e a segurança industrial.

ASO: O Sindicato denunciou os riscos ocupacionais que não aparecem nos ASOs. É necessária a verificação do PGR. A CIPA solicitou uma apresentação de procedimento para inclusão riscos no ASO.