Sindipetro Caxias participa da Auditoria Externa do SPIE da TRANSPETRO

FUP propõe termo de compromisso para resolver transferências compulsórias e cobra ‘programa Volta Pra Casa’
outubro 6, 2023
Lei 13.767/2018 permite a ausência ao serviço para realização de exame de câncer
outubro 6, 2023

Sindipetro Caxias participa da Auditoria Externa do SPIE da TRANSPETRO

No mês de Setembro, o Sindipetro Caxias participou da Auditoria para manutenção da certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) da TRANSPETRO, feita pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Representantes das CIPAs e dos Sindicatos foram entrevistados e apontaram os problemas que sobrecarregam a categoria. Estão na lista: a necessidade de ampliação do efetivo da Inspeção frente a grande área geográfica e a desvalorização dos técnicos e engenheiros de inspeção.

Os representantes também alertaram para o grande número de Recomendações de Inspeção (RIs) que são reavaliadas ou canceladas. Criticando ações que são tomadas mais para o atendimento de índices do que para a priorização da resolução dos problemas apontados pelo pessoal da Inspeção.

Foram levantadas dificuldades para obtenção e Manutenção das certificações de Ensaios Não Destrutivos e cobrado maior investimento Proteção Catódica.

Foi apresentado aos auditores a reclamação dos técnicos de que a empresa tem errado no preenchimento de seus ASOS onde ela coloca AUSÊNCIA DE RISCOS OCUPACIONAIS, gerando uma a falsa sensação de segurança na execução das suas atividades.

RESPOSTAS

A empresa afirmou que com a maior disponibilização de recursos na execução das Ris, é esperado que essas demandas de reavaliação das recomendações seja minimizadas.

Sobre a terceirização das atividades da Inspeção, o setor informou que o técnicos contratados atuam no apoio aos próprios, na manutenção dos tanques, no atendimentos das RIs e nas atividades não rotineiras.

A equipe auditora não encontrou evidências que o pessoal contratado faz serviços da rotina do pessoal próprio.

Referente à cobrança de melhoria na Proteção Catódica, há necessidade de reforçar as equipes que atuam na Proteção Catódica dos dutos. As principais causas de indisponibilidade dos retificadores são vandalismo e descargas atmosféricas.

Houve resposta para o tema das certificações com o anúncio de que foi fechado um contrato com a Global END para recertificação dos empregados. As renovações pendentes estão em processo de pagamento.

Dentre os requisitos analisados pelos auditores foram encontradas 1 (uma) não conformidade, 3 (três) preocupações e 2 (duas) observações que estão listadas abaixo:

– Tanques com Inspeção Vencida, dentro do limite de tolerância;

– Válvula de Bloqueio de PSV sem DCBI.

Preocupações

– Efetivo atende o mínimo da portaria, porém, está sobrecarregado em função da saída de um técnico no TABG(o fato de vários técnicos estarem com restrição de saúde e da grande quantidade de reavaliações de Ris);

– Os técnicos estão encontrando dificuldades com a renovação das certificações END;

– Foi constatado que há grande número de reavaliações de RIs, o que possui vários efeitos negativos como: banalização das reavaliações, sobrecarga de trabalho e impressão de que a prioridade é atender o indicador e não atender às recomendações.

Não Conformidade

– O SPIE da TRANSPETRO não efetua a calibração da sua aparelhagem de Inspeção, pois não foram encontradas evidências de inspeção de recebimento e teste de sensibilidade de consumíveis para Ensaio Não Destrutivos.