Explosão da caldeira de CO matou três trabalhadores na REDUC
Categoria conquista novo caminhão de bombeiro ABQ5
julho 8, 2021

Sindipetro Caxias participa de inspeção na Parada de Manutenção

Neste processo o sindicato requereu produção de prova pericial para apurar se na prática a empresa está respeitando as medidas preventivas durante a Parada de Manutenção neste período de pandemia.
Contudo, a perícia foi rejeitada face ao momento social, porém houve determinação de apresentação de fotos da Parada. O diretor Luciano Santos, acompanhou pelo Sindipetro Caxias o registro fotográfico da empresa no primeiro dia de trabalho da Parada de Manutenção. “Acreditamos que está evidente neste registro que há aglomerações, principalmente nas emissões de PT e embarque e desembarque dos trabalhadores. Os terceirizados são os mais atingidos, mas os próprios também estão neste meio. As fotos irão constatar o que o sindicato sempre denunciou: a falta de gestão”.
Além disso, a falta de efetivo da U-2800, que reflete em toda a refinaria, é um problema que deixa os trabalhadores mais sobrecarregados e expostos a acidentes. “O estudo de O&M, aplicado em 2017, reduziu muito o número mínimo de trabalhadores no turno. Não levando em conta diversos fatores humanos que podem levar a um desastre industrial”, lembra o diretor.
No processo, o sindicato pleiteia o respeito às diversas medidas de segurança sob pena de suspensão da Parada de Manutenção enquanto perdurar a pandemia.