Sindipetro Caxias promove dia de atividades e debate antirracista

TEXTO REPRESENTANTE REUNIFICAÇÃO | Plebiscito Consultivo sobre as Federações Petroleiras Sindipetro Caxias
março 21, 2024
PRECISAMOS FALAR SOBRE OS CURSOS NORMATIVOS NO POSTO DE TRABALHO
março 21, 2024

Sindipetro Caxias promove dia de atividades e debate antirracista

Hoje, 21 de março, é Dia Internacional de Combate à Discriminação. Para celebramos juntos e juntas a nossa luta nessa data, o Sindipetro Caxias traz detalhes do último sábado (16), quando participamos da Campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo”, promovendo uma palestra de extrema relevância com o tema “História das Comunidades Quilombolas no Brasil”. O debate foi fortalecido com a participação de três ativistas proeminentes: Aline Caldeiras, advogada e professora renomada da Escola de Serviço Social da UFRJ; Nielson Rosa, professor conceituado da UERJ; e Julio Condaque, destacado historiador especializado nos quilombolas e nos movimentos negros populares.

Durante o evento, os palestrantes proporcionaram um debate profundo e multifacetado, explorando não apenas as raízes históricas do racismo no Brasil, mas também as lutas contemporâneas das Comunidades Quilombolas por justiça social, reconhecimento e autonomia territorial. A advogada Aline trouxe à tona a dura realidade enfrentada pelos moradores do Quilombo da Marambaia, no Rio de Janeiro, destacando o abandono institucional e a falta de políticas públicas efetivas para garantir condições de vida dignas e o direito à propriedade.

Por sua vez, Julio Condaque, além de sua atuação sindical e ativista, ressaltou a importância vital da visibilidade e da conscientização contínuas na luta contra o racismo, especialmente para os trabalhadores negros do Brasil. Ele trouxe para o debate as interseções entre a exploração econômica, o racismo estrutural e a luta pela emancipação das comunidades negras.

Já o professor Nielson concentrou-se em questões mais locais, trazendo à discussão a história dos negros em Caxias. Ele destacou o crescente reconhecimento étnico na região, bem como questionou a incoerência de uma cidade que leva o nome de um militar que caçava e matava negros. Destacando a necessidade de repensar e reconstruir narrativas históricas mais inclusivas e justas.

Ao final da palestra, a direção do Sindipetro Caxias realizou um ato simbólico de lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, situada no centro do calçadão de Caxias. Um gesto de renovação do compromisso com a luta antirracista e como reconhecimento da importância histórica desse líder na resistência negra.

A campanha “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” não apenas levantou discussões cruciais sobre o tema, como também serviu uma plataforma para homenagear figuras emblemáticas como Marielle Franco e Cláudia Ferreira, destacando a urgência contínua de justiça e de luta por igualdade racial.

O Sindipetro Caxias, ao participar ativamente dessa campanha, reafirma seu compromisso inabalável com a promoção da igualdade e do respeito à diversidade racial, comprometendo-se a continuar engajado em iniciativas que contribuam para uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Você pode assistir na íntegra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=drgjFbzS3kw.

O evento também contou com atividades para a criançada, que puderam aprender mais sobre o tema com brincadeiras e contação de histórias, proporcionando um ambiente educativo e inclusivo para todas as idades.