SINDIPETRO CAXIAS REALIZARÁ PLEBISCITO CONSULTIVO SOBRE FEDERAÇÕES

Federações se reúnem com a empresa na Comissão de Frequência, Regime e Teletrabalho
fevereiro 29, 2024
3º ATO UNIFIDADO EM DEFESA DA PETROS ACONTECE NO DIA 13 DE MARÇO
março 1, 2024

SINDIPETRO CAXIAS REALIZARÁ PLEBISCITO CONSULTIVO SOBRE FEDERAÇÕES

Consulta ocorrerá entre os dias 25/03 e 03/04

O Sindipetro Caxias realizará entre os dias 25 de março e 3 de abril uma consulta aos trabalhadores e trabalhadoras da base de Duque de Caxias sobre a estratégia que deverá ser adotada pela direção do Sindicato, frente a situação da categoria petroleira que atualmente tem duas federações petroleiras.

A categoria vai orientar a política que deverá ser trabalhada pela diretoria do Sindicato no próximo período.

É importante destacar que o Sindipetro Caxias se filiou a FUP através de Assembleia e a filiação efetiva do Sindicato a uma federação somente pode ser decidida através de Assembleia na base. Isto é, o plebiscito será consultivo, não deliberativo.

O plebiscito visa compreender a visão dos trabalhadores e trabalhadoras sobre os caminhos a serem percorridos pela nossa entidade. A base do Sindipetro Caxias que vai orientar a posição da direção do Sindicato. Queremos localizar onde devemos concentrar nossos esforços para fortalecer as lutas da categoria: se através da construção da FUP, da FNP ou da REUNIFICAÇÃO.

Há diferentes sensibilidades sobre esse tema. Por isso, teremos um calendário de debate democrático. Publicando informes das três posições que serão defendidas.

Essa será uma primeira etapa desse debate. Aprovamos no ACT que “Os petroleiros e petroleiras de Duque de Caxias irão abrir esse debate com o conjunto do movimento petroleiro como forma de avançar a organização da categoria petroleira nacionalmente.”

Assim estamos cumprindo uma parte da carta compromisso, aprovada na Assembleia da categoria.
O plebiscito ocorrerá entre os dias 25/03 e 03/04 e será precedido de divulgação de textos e informações de representantes das posições que serão debatidas e avaliadas pela base.

SINDIPETRO CAXIAS | 01/03/2024