Sindipetro Caxias entrega manifesto para o novo presidente da Transpetro

Nota de apoio à greve dos petroleiros terceirizados de Cubatão
junho 20, 2023
Convocação de assembleias – REDUC
junho 20, 2023

Sindipetro Caxias entrega manifesto para o novo presidente da Transpetro

No dia 5 de junho, a nova gestão da Transpetro se reuniu com a categoria e seus Sindicatos para conversar sobre a situação em que os gestores começam a administração da empresa e falar sobre o futuro da companhia.

O Conselho de Administração da Transpetro elegeu Sérgio Bacci para o cargo de presidente da companhia no dia 27 de maio. Os conselheiros também nomearam Fernando Mascarenhas, como diretor financeiro, e Jones Soares, para o cargo de diretor de Transporte Marítimo, Dutos e Terminais da Transpetro. Todos assumiram os cargos do dia 28 de maio.

Pensando no que os trabalhadores e trabalhadoras do terminal têm passado nesses últimos anos e como parte da mobilização por condições de trabalho digno, o Sindipetro Caxias entregou na reunião um Manifesto com importantes reivindicações da categoria.

Veja os principais pontos do documento:

PLR JUSTA: Os empregados da Transpetro receberam 47% do valor correspondente ao atingimento de meta de 100% dos indicadores da PLR, ao invés de uma remuneração (100%). A quitação da PLR 2022 ocorreu no último dia 31 de maio. Os trabalhadores desta empresa pedem mais do que respeito, mas a contrapartida dada neste último ano. Os resultados financeiros da Transpetro foram favoráveis e a empresa teve o seu maior lucro bruto no exercício de 2022. Exigimos PLR justa que valorize o trabalhador, com o fim do PPP que apenas serve para incentivar o assédio por parte dos Gestores.

ADICIONAL DE DUTOS E TERMINAIS: A atual forma de produção e operação dos Dutos e Terminais está sustentada no modelo de trabalho que o antigo Adicional de Gasodutos garantia, e que a suspensão do seu pagamento representaria impactos e prejuízos imensuráveis para a Transpetro e por consequência para a Petrobrás. A falta de negociação de uma nova cláusula capaz de garantir a multidisciplinaridade dos trabalhadores da Manutenção, Inspeção, SMS, Faixa de Dutos e outros, inviabilizaria a real capacidade de realização das atividades da Companhia em algumas de suas mais importantes instalações e operações. Diante da falta de resposta por parte da empresa, os trabalhadores do TECAM se mobilizaram e iniciaram um movimento que tem como principal ação o cumprimento das atribuições especificas de suas ênfases, que não incluem a realização de qualquer tipo de Operação ou Apoio Operacional, algo que era permitido com a indenização prevista no Adicional de Gasodutos e extremamente necessário para o cumprimento de todas as rotinas da empresa. Esperamos nessa nova gestão iniciar uma negociação responsável, propositiva e que possamos chegar à solução desse cansativo impasse.

ASSÉDIO: O assédio se tornou uma ferramenta de Gestão em várias Gerências do Terminal, transformando o TECAM numa verdadeira Fábrica de Opressores. Testemunhamos nos últimos tempos a naturalização da cultura do assédio, da violência psicológica contra o trabalhador. Esperamos que a nova gestão crie meios de prevenção, combate e punição para a prática.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES:

1) Recomposição do efetivo dos Grupos de Turno da Operação do TECAM;

2) Recomposição do efetivo dos demais cargos da empresa;

3) Valorização dos Trabalhadores Terceirizados;

4) Retomada da atenção com a saúde do trabalhador;

5) Compromisso com a saúde mental do Trabalhador

6) Valorização do Brigadista;

7) Pelo reconhecimento dos riscos ocupacionais;

8) Pelo regramento do teletrabalho;

9) Por uma solução para os planos de carreira PCAC e PCR. Por verbas isonômicas para os dois planos. Chega de discriminação ao PCAC;

10) Valorização dos técnicos de inspeção de equipamentos;

11) Pela valorização da CIPA. Respeito as recomendações dos CIPISTAS.

12) Melhoria na sistemática de fornecimento de EPIs.

O encontro aconteceu após o comunicado enviado pela Transpetro comunicando a volta do Adicional de Gasodutos, no dia 12 de maio e o pagamento do restante da PLR de 2022 devido aos trabalhadores, que foi pago no dia 31 de maio.

A volta do Adicional é inegavelmente consequência da luta que a base de Caxias tem realizado desde o início da nova gestão do Sindicato. Entretanto, a tentativa de dividir o movimento contida nela foi rejeitada pelos trabalhadores, que aprovaram a continuidade do movimento por unanimidade em assembleia realizada no dia 23 de maio.

Não só na luta nossa pressão fez efeito. As elaborações no Sindipetro Caxias para o Adicional de Gasodutos são a base das elaborações da FUP e seus sindicatos.

MANIFESTO-TRANSPETRO