X PLENAFUP
abril 13, 2022
Petrobrás anuncia pagamento da quitação da PLR 2021 e metas para a PLR 2022
maio 5, 2022

Trabalhadores aprovam carta pela unidade nacional e pauta para o ACT 2022 em assembleias presenciais

Em seu primeiro ato após a posse, a nova direção do Sindipetro Caxias realizou setoriais nos grupos de turno entre os dias 15 e 20 de abril uma rodada de assembleias presenciais na base de Duque de Caxias. Após 2 anos sem movimentações deste tipo na porta das unidades, a categoria respondeu em peso ao chamado da diretoria e aprovou as resoluções propostas por quase unanimidade.

A primeira resolução aprovada foi uma carta dos petroleiros de Duque de Caxias para as direções da FUP e da FNP pela união nacional da categoria no ACT 2022. Entre outras coisas, a carta propôs “que tenhamos uma pauta comum de reivindicações a ser entregue à Petrobrás, Transpetro e demais empresas do sistema (…) uma mesa única de negociação e um fórum onde a pauta e as iniciativas de mobilização e negociação contra a direção da Petrobrás sejam unificadas. Sob o eixo “Nenhum Direito a Menos. UNIÃO JÁ, FUP e FNP” a carta ainda sugere a construção de um congresso unitário dos 18 Sindipetros para organizar a luta do ACT 2022. Em seguida, a carta de Caxias foi enviada pela direção do Sindicato para ser publicada a todos delegados da X PLENAFUP, assim como será distribuída no Congresso da FNP aos presentes.

Pauta de Duque de Caxias foi aprovada junto com delegação para o X PLENAFUP

Esta mesma assembleia, a assembleia aprovou a proposta de delegados apresentada consensualmente pela direção do sindicato (conforme segue a lista acima) e discutiu intensamente com a categoria as pautas locais e nacionais para o ACT 2022. Após muitos anos de assembleias cansativas e com pouco espaço para escuta, esta rodada foi marcada pela abertura da diretoria para sugestões e críticas por parte da base, que aperfeiçoou a proposta inicial apresentada pelos diretores do sindicato com as demandas mais sentidas no dia a dia, seja através do microfone, seja no boca a boca com os diretores.

A base de Duque de Caxias, mesmo com o nosso sindicato filiado à FUP, tem direito a enviar 03 delegados e 05 observadores ao congresso da FNP. Os delegados e observadores foram eleitos em plenária virtual com a categoria, realizada no dia 25/04 e o resultado da política construída pela direção do sindicato fez com que pela primeira vez teremos gente da FUP no Congresso da FNP e gente da FNP no Congresso da FUP costurando a unidade.