HETT – Vale o que tá escrito
junho 18, 2021
Último boletim Nº 758 no ar!
junho 20, 2021

Trabalho ou prisão?

Todos sabem que dirigir com sono é igual a dirigir bêbado. E operar uma fábrica de combustível inflamável cansado e com sono? Quais as consequências dessa irresponsabilidade?
Há anos o Sindipetro Caxias vem denunciando a falta de efetivo na REDUC. E cada dia mais os trabalhadores são obrigados a realizarem jornadas intermináveis de trabalho. São inúmeras denúncias dos trabalhadores em relação às dobras de 24 horas, que se tornaram frequentes. Essa situação já era prevista depois da redução de efetivo das áreas operacionais, devido a implementação do O&M.
Em ofício enviado aos gerentes responsáveis, em maio, o Sindicato solicitou o reestabelecimento do número mínimo de trabalhadores, praticado antes do O&M, nas áreas operacionais; o término da imposição em relação às dobras de 24 horas, a fim de evitar uma tragédia devido ao cansaço extremo destes trabalhadores; e o cumprimento da Cláusula 79 – Política de Saúde, do ACT vigente: “A Companhia efetuará melhorias contínuas à atual Política de Saúde, prosseguindo na priorização das ações preventivas de saúde, aperfeiçoando as ações corretivas e buscando ciclos de melhoria na assistência aos empregados. […]”
O sindicato é contrário a qualquer hora extra ilegal realizada no turno de 8h ou 12h, ainda mais quando se trata de dobra.
Conforme a Lei 5811, que dispõe sobre o regime de trabalho dos empregados nas atividades de exploração, perfuração, produção e refinação de petróleo, industrialização do xisto, indústria petroquímica e transporte de petróleo e seus derivados por meio de dutos, em seu Art. 4º ficam assegurados repouso de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas para cada turno trabalhado ao empregado que trabalhe no regime de revezamento em turno de 12 (doze) horas.
Não aceite a dobra, é um direito seu dizer não. Envie a recusa para o e-mail do supervisor com cópia para a secretaria do Sindipetro Caxias (secretaria@sindipetrocaxias.org.br) e em seguida procure um diretor do sindicato para realizar a denúncia. Os telefones para contato estão no site sindipetrocaxias.org.br/diretoria.

Modelo de recusa: Eu, (nome + matrícula), não tenho interesse em realizar a dobra, ou trabalhar além das minhas 12h já realizadas no dia (xx/xx/xx), retornando para minha residência ao final desta jornada normal que no momento estou exercendo. A sobre jornada comprometerá minha saúde e prejudicará meu empenho profissional na segurança industrial junto ao grupo de turno da minha unidade operacional