Petrobrás e Gerentes de SMS da REDUC podem ser punidos por contaminação ambiental
julho 2, 2021
IX PLENAFUP: Conheça as propostas que serão apresentadas pelo Sindipetro Caxias
julho 2, 2021

Tragédia anunciada

Esferas de armazenamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da Refinaria Duque de Caxias - REDUC

Sequência de incêndios na REDUC evidencia descaso da gerência com manutenção

No dia 26/06, às 5:40h da manhã, ocorreu mais um incêndio na REDUC. Desta vez, na U-1710 (unidade de destilação do setor de lubrificantes).
A bomba P-7106A (diesel pesado) pegou fogo e os trabalhadores da operação do setor atuaram com eficiência no corte de carga para o equipamento, debelando assim o fogo com a atuação conjunta dos técnicos de segurança industrial e da brigada de incêndio da refinaria.
No dia 21/06, também houve ocorrência com fogo na U-1250 (Unidade de Fracionamento e Craqueamento Catalítico) na linha de topo de um vaso que furou, vazando produto a 300°C e incendiando a unidade.
Estes dois episódios são uma demonstração clara de como não são realizados os investimentos em manutenção preventiva pela gestão da refinaria.
Os trabalhadores são deixados à própria sorte num ambiente precarizado, uma verdadeira bomba-relógio que pode explodir a qualquer momento.
O Sindipetro Caxias alerta os trabalhadores para o direito de recusa constante no ACT vigente e solicita aos petroleiros e petroleiras de Caxias que denunciem as condições precárias de manutenção que a gerência se recusa a solucionar. Não coloquem as suas vidas em risco!