TRANSFERIDOS: Petrobrás descumpre Carta-Compromisso que dá garantia aos transferidos das unidades privatizadas

Painel de Operação da U-1510 opera com falha no SDCD na REDUC
novembro 29, 2023
RETIFICAÇÃO CALENDÁRIO ASSEMBLEIA | GRUPO B REDUC
dezembro 1, 2023

Petrobrás não compareceu à 1ª audiência de mediação com MPT

No governo Bolsonaro, a Petrobrás avançou com um plano de privatizar uma série de unidades no Nordeste do Brasil diminuindo o tamanho da companhia, reduzindo postos de trabalho na região e gerando um problema social a inúmeros trabalhadores que foram obrigados escolher entre sair da empresa ou migrar para atividades no Sudeste em condições precárias, incluindo a redução do adicional de transferência. Já com um novo governo, nova diretoria e no curso das negociações do para o ACT, a empresa se comprometeu a buscar saídas mais céleres para os trabalhadores que vivem este agravo.

Há uma considerável demora por parte da empresa em se efetivar as transferências ou a concessão de teletrabalho integral a esses empregados. Principalmente, aos que foram colocados como prioridade em função de sua situação de saúde e social. Em função disso, FUP, FNP e os sindicatos que tiveram suas bases afetadas pelas transferências, buscaram uma mediação com o Ministério Público do Trabalho para avançar na resolução deste tema. A Petrobrás não compareceu a referida reunião.

Num contexto em que se aproxima o final de ano e muitas pessoas precisam de definição de local de moradia, muitos trabalhadores relatam dificuldades de adaptação, problemas financeiros em função do custo de vida mais alto no Sudeste, necessidade de organizar a vida escolar de seus filhos, os sindicatos vêm recebendo mais solicitações para cobrar da empresa uma resolução de seus casos. O pessoal que vem das FAFENs a empresa não quer enquadrar na Carta-Compromisso.

O Sindipetro Caxias seguirá com seus esforços para que esses trabalhadores tenham uma resolução o mais rápido possível. Pedimos a todos os trabalhadores a solidariedade e os esforços para que nossos colegas que assim desejarem.