Luta pela volta do número seguro de efetivo
agosto 27, 2021
Tabela de turno
agosto 27, 2021

TRANSPETRO Quarta reunião de SMS/COVID

Na última quarta-feira, 25, aconteceu a quarta reunião local do ano sobre questões de SMS/COVID da Transpetro.
Estiveram presentes representantes de todas as áreas do Terminal e o Sindicato, onde foram debatidos novas questões trazidas pela categoria e as pendências da reunião passada.

Esperamos o apoio de todos(as) para construirmos a pauta da próxima reunião em setembro.
Para isto, basta contactar um diretor da base Tecam ou falar direto com o coordenador Paulo Cardoso até a 3ª semana de setembro.

Pauta da 4ª reunião de SMS/COVID

1- Apresentação do plano de remoção em ambulâncias contratadas; (Pendência da última);
Resposta da empresa: Ficou de apresentar em 1º de setembro devido à ausência do gerente responsável.

2- Aquisição de casacos RF para os operadores da base bem como os brigadistas e técnicos em sobreaviso, pois os mesmo estão atuando com casaco inadequado na área;
Resposta da empresa: Existe um contrato global de aquisição de casacos RF, mas ainda em processo de regularização. Provavelmente até o próximo inverno serão distribuídos conforme demanda das áreas. Os gestores irão fazer um mapeamento de quem não tem e precisa desse EPI. O Sindicato advertiu a gerência quanto a inobservância deste problema já que há inverno todos os anos e por conta disso demanda de casaco adequado.

3- Desconforto da bota com proteção aos metatarsos distribuída pela empresa;
Resposta da empresa: Após vários acidentes pelo Brasil, alguns até com gravidade, por motivo de queda e torção a empresa pesquisou no mercado e no Ministério do Trabalho o EPI adequado e certificado. Desde 2018 começando em São Paulo, Região Centro Oeste e Sul do Brasil, a empresa vem testando essa bota antitorção e com proteção de metatarso, onde os números mostraram uma grande redução nas lesões e afastamentos da força de trabalho. Devido a esse resultado, a gerência executiva de SMS resolveu expandir para toda força de trabalho da Transpetro. O Sindipetro orientou que seja levado em conta também a ergonomia da bota, pois ao longo do tempo pode causar outros problemas de saúde. É imprescindível que a empresa busque cada vez mais aprimorar os EPIs dentro da ergonomia adequada a cada trabalhador.

4- Apresentação do programa de saúde mental da empresa;
Resposta da empresa: A Transpetro já possui um programa voltado para os marítimos, porém devido a pandemia e seus legados, está preparando e adequando o seu atual para o quadro terra. Este será apresentado em reunião para as duas federações assim que estiver concluído. O sindipetro orienta que seja demandado qualquer problema de saúde mental imediatamente a equipe de SMS da empresa e ao sindicato para o devido acompanhamento.

5- Previsão ou projeto de retomada do programa de condicionamento físico na empresa.
Resposta da empresa: Atualmente a empresa não tem um projeto novo, mas estuda voltar o anterior assim que a pandemia recuar e deixar a força de trabalho com menos risco de contaminação. O Sindicato enfatizou que não é questão de estética a volta do programa e sim a saúde plena do trabalhador(a) neste momento em que precisamos nos manter saudáveis para vencer a pandemia e suas sequelas.

Além desta pauta foi cobrado ao RH e gerentes do Terminal o percentual dos trabalhadores(as) vacinados e também a testagem a cada 15 dias de toda força de trabalho, incluindo os terceirizados. A empresa disse que está trabalhando para cumprir esses dois pontos e que irá cobrar os fiscais de contrato quanto as suas equipes.