Petroleiros aprovam Estado de Greve
Última reunião dos aposentados e pensionistas de 2021
dezembro 17, 2021

Venda da RLAM

No dia 30/11, a Petrobrás concluiu por US$ 1,8 bilhão a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, na Bahia e seus ativos logísticos associados para o Mubadala Capital. Apesar disso, a categoria petroleira acredita que ainda há um longo caminho pela frente e que muita coisa pode mudar, inclusive, com uma possível reestatização da refinaria baiana e seus oleodutos e terminais.

Este foi o sentimento externado pelos petroleiros durante os atos em protesto contra a venda da RLAM, que aconteceram em frente à refinaria e ao Terminal Marítimo de Madre de Deus (Temadre), na manhã do dia 3/12, na Bahia.
Os atos, organizados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), Sindipetro Bahia e Sitticcan (Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção Civil, Montagem e Manutenção) reuniram cerca de 1.500 pessoas, entre trabalhadores próprios da Petrobrás e terceirizados.

O escândalo da venda lesiva da RLAM também foi motivo de protesto em outros estados. Aconteceram atos simultâneos em frente às refinarias e terminais da Petrobrás.
Na REDUC, mesmo com a chuva os trabalhadores do Regime de Turno desceram dos ônibus e se concentraram no arco da refinaria em solidariedade aos petroleiros da Bahia. Devido à presença da polícia, os petroleiros do Regime Administrativo não puderam descer dos ônibus, mas também prestaram solidariedade aos companheiros.